Conheça - Rio de Janeiro
Hora Local
17:15

Sobre Rio de Janeiro

  • Rio de Janeiro

    Conhecida mundialmente como “Cidade Maravilhosa”, o Rio de Janeiro é um dos destinos mais famosos do Brasil e da América Latina. O Rio se caracteriza pelas belas paisagens, clima tropical e grande quantidade de opções de lazer. Além dos atrativos naturais, a cidade também é conhecida pela simpatia e beleza do seu povo. São quase 500 anos de história que permitem exibir lugares paradisíacos. Cercado por montanhas, praias e florestas, o Rio de Janeiro ocupa um dos lugares mais espetaculares de qualquer metrópole do mundo. Lá, há programas para todos os gostos e idades. Seus pontos turísticos incluem as praias mundialmente conhecidas, o Corcovado, o Pão de Açúcar, os bares e cafés a céu aberto, a Floresta da Tijuca, a Baia de Guanabara, entre outras mil opções de programas e belezas naturais que fazem da cidade um dos destinos mais desejados atualmente.

  • Gastronomia

    A gastronomia carioca é fortemente influenciada pela herança portuguesa. Mas a principal característica da culinária no Rio é a diversidade. Os restaurantes e bares recebem de braços abertos os pratos de outras regiões do país e do mundo.

    No entanto, é a feijoada o prato mais famoso do Rio de Janeiro. Os cariocas dão um toque especial a essa iguaria e o preparam com o típico feijão preto.

    Há outras opções tão “cariocas” quanto essa mistura de feijão e carnes que agrada a todos os paladares. O clássico cardápio da Cidade Maravilhosa também inclui pratos como o caldo verde, o picadinho, o filé à Oswaldo Aranha e a conhecida combinação do arroz, feijão, bife e batata frita.

    Os pólos gastronômicos, espalhados em todas as regiões da cidade, também oferecem opções mais sofisticadas. Chefs renomados estão investindo no Rio com a abertura de novos espaços e casas especializadas em carnes e churrascos, comida italiana e, inclusive, em sabores mais exóticos como os cardápios japonês, chinês, tailandês e francês.

  • Vida Noturna

    A vida noturna no Rio segue o estilo carioca de ser: atual, simples e diversificada. A cidade possui diversas casas de shows, boates, bares, pubs e teatros que são garantia de um bom programa à noite. A diversidade musical e cultural do Rio é uma de suas principais características.

    Todas as regiões possuem opções de lazer noturno. É possível encontrar durante todos os fins de shows e boates que vão desde o hip hop e o funk até ritmos como o samba e o eletro. Outra opção também é curtir bons restaurantes e bares que não têm hora certa para fechar e funcionam até o último cliente aparecer. Os teatros e os cinemas da cidade também funcionam à noite e estão presentes por toda a cidade.

  • Transportes

    A forma mais simples e barata de passear pela cidade é pegando ônibus intermunicipais. O Rio possui linhas de ônibus em todas as regiões da cidade, que circulam durante todo o dia e inclusive também durante a noite. É recomendável apenas que se evite pegar ônibus muito tarde e em ruas escuras e desertas, por questão de segurança.

    Outra ótima opção para circular pela cidade é o metrô. No Rio, o metrô possui duas linhas que levam os passageiros da zona sul da cidade até a zona norte. O funcionamento é de segunda a sábado, das 5h à meia-noite, e aos domingos e feriados também funciona, sempre das 07h às 23h. O preço do bilhete do metrô no Rio é barato e eles disponibilizam também serviços de integração com ônibus de superfície e trem para chegar a outros pontos mais distantes da cidade.

    À noite, o meio de transporte mais seguro é o táxi. Os preços são justos e valem a pena pela segurança, rapidez e conforto. A cidade conta com diversas cooperativas e companhias de taxis, que buscam e levam os passageiros 24h por dia.

    Como em toda grande metrópole, alguns cuidados básicos de segurança são necessários. O principal é não reagir em casos de furtos ou assaltos. Para evitar ocorrências desse tipo, evite expor seus objetos pessoais enquanto caminha pela rua e quando estiver dentro de ônibus ou metrôs. Utilize o celular com atenção e procure estar atento. Evite também carregar grandes quantias de dinheiro e, quando for pagar algo, procure ser discreto. Em caso de problemas, procure alguma autoridade policial, como a Polícia Militar ou a Guarda Municipal.

  • Atrações e Programas

    O Rio se destaca pelas festas e celebrações durante o Carnaval. Considerado um dos maiores espetáculos em todo o planeta, o carnaval acontece geralmente em fevereiro e é uma época de folia e diversão garantida. Se a sua viagem estiver programada para esta época do ano, trate de garantir os ingressos para o Sambódromo e preparar a lista de blocos de rua. A dica para curtir sem dor de cabeça é se planejar com antecedência.

    Para os que gostam da boemia e um bom samba, o local mais indicado é a Lapa. É o bairro que abriga as mais diferentes opções de diversão e entretenimento na cidade. Lá estão bares, restaurantes, casas de show e botecos para todos os gostos.

    Nas tardes dos fins de semana, uma boa dica é saborear uma feijoada em algum barracão de escola de samba carioca. Este é um típico programa do Rio, onde todos aproveitam o bom tempero da feijoada e o samba de qualidade.

    Outra ótima opção para as tardes dos fins de semana é dar um passeio em Santa Teresa. Bucólico, o bairro tem vista panorâmica para a Baía de Guanabara. Lá, o mais indicado é procurar por restaurantes de comidas típicas brasileiras e bares tipicamente cariocas regados a muito samba.

  • Clima e População

    A cidade do Rio de Janeiro tem mais de 6 milhões de habitantes, divididos em 159 bairros. O clima é do tipo tropical (quente e úmido).

    A temperatura média anual é de 22° Celsius, mas no verão os termômetros chegam a marcar 40° - como aconteceu em janeiro de 2010. Nessa época, alguns bairros da cidade jorram sprays de água para refrescar a população e o banho noturno nas praias vira hábito entre os cariocas.

  • Pontos Turísticos

    Seria preciso morar no Rio para conhecer as muitas atrações e os eventos da cidade. A diversidade cultural é uma das fortes características da capital.

    Um dos mais recomendáveis programas na cidade são as praias. As mais famosas são: Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca e Arpoador. Todas possuem estrutura com quiosques e vendedores de comidas, bebidas e produtos típicos da cidade. No Arpoador, uma dica é conferir o pôr do sol com vista para o morro Dois Irmãos. É considerado pelos cariocas como um evento à parte.

    Dentre os pontos turísticos mais importantes, destaca-se o Maracanã, que é um dos maiores estádios de futebol do mundo. Ele fica localizado na zona norte da cidade e será o palco da final Copa do Mundo 2014 e de competições nas Olimpíadas de 2016.

    O Cristo Redentor também é um dos chamarizes do Rio. A estátua foi eleita recentemente uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno e é um símbolo carioca.

    O Pão de Açúcar também compõe o charme da cidade. É lá que está o famoso bondinho, que liga os dois morros mais conhecidos da cidade. A Lagoa Rodrigo de Freitas também não poderia ficar de fora. Conhecida como o “coração do Rio”, a Lagoa é o lugar ideal para caminhadas, corridas, passeios de bicicleta e inclusive para um encontro à noite.

    Também vale a pena esticar o passeio até a Floresta da Tijuca e se aventurar em suas trilhas. É a maior floresta urbana do mundo. As subidas vão garantir uma visão do Rio que só é possível lá de cima.

    A capital fluminense tem ainda um lindo centro histórico. Lá ficam o Museu Histórico Nacional, a Igreja da Candelária, o Theatro Municipal e outras construções que completam a graciosidade da cidade.

Receba ofertas imperdíveis!

Assine a newsletter do Mundi e receba as melhores promoções de passagens aéreas e hotéis por email.

Fotos Rio de Janeiro (18)

Ver mais Fotos

Hotéis em Rio de Janeiro

Ver todos os hotéis em Rio de Janeiro

Publicidade

Publicidade

Avaliações e Dicas sobre Rio de Janeiro

Avaliações e Dicas - Rio de Janeiro

Publicidade