Sobre Porto de Galinhas

  • A vila Porto de Galinhas está localizada no pequeno município de Ipojuca, na parte sul da região metropolitana de Recife, e se destaca entre os muitos destinos turísticos do Brasil por ser um dos mais belos e exóticos. No entanto, os quase 500 mil visitantes anuais encontram mais que beleza na vila. Eles se deparam com um mundo de serviços que equivale - guardadas as proporções - aos que existem em qualquer grande capital, como o Rio de Janeiro ou São Paulo.

  • Clima e População

    O número de moradores de Ipojuca, de acordo com o IBGE, é de quase 60 mil. Só o distrito de Nossa Senhora do Ó tem pouco mais de 20 mil habitantes, enquanto o resto é dividido entre o centro de Ipojuca e Camela.

    O clima em Ipojuca é ideal pra quem gosta de praia, sol e diversão ao ar livre. O tempo na pequena cidade está ensolarado na maior parte do ano. Quando chega o inverno, por exemplo, as temperaturas diminuem pouco e o calor do sol fica mais fraco, porém não desaparece. A média da temperatura no verão é de 32ª Celsius, enquanto no inverno fica entorno de 22ºC.

    Chama atenção a média da temperatura das águas da praia. Elas se mantém sempre mornas ao longo do ano, com variação entre 24º e 28º Celsius. Outra dica importante é observar a altura das marés. Para curtir os peixinhos nas piscinas naturais em frente à praça de artesanato a maré deve estar abaixo de 0,8 metro. Já com a maré acima de 1,5 metro, não é aconselhável o banho.

  • Pontos Turísticos

    A diversão na praia Porto de Galinhas, a mais famosa de todas, é garantida por causa das piscinas naturais, repletas de peixinhos coloridos, passeios de jangada pelos mangues e viagens de buggy pelos arredores. Além de existir tudo isso e muito mais, os serviços oferecidos dificilmente deixam os turistas na mão. São cerca de 15 hotéis e resorts, 100 pousadas, 70 restaurantes e lojas de artesanato.

    Além de Porto de Galinhas, outras praias se destacam igualmente no quesito beleza a acomodação. Em Muro Alto serão encontradas piscinas naturais mais profundas, cercadas pelo “muro alto” que dá nome à praia. Na verdade, o muro é uma barreira de areia que isola e da profundidade às piscinas. Ao redor, dezenas de coqueiros enfeitam as águas cristalinas que podem ser navegadas a bordo de caiaques disponíveis à beira-mar. Muro Alto é a queridinha das celebridades que visitam Porto de Galinhas devido à concentração de hotéis e resorts de luxo na área.

    A praias de Maracaípe e Cupe são a escolha certa de todo surfista. As ondas fortes espantam os banhistas, mas conquistam a galera do surf. O acesso é mais fácil se for feito de carro, que pode ser alugado no centro da cidade. Ao fim de Maracaípe, começa a praia de Pontal Maracaípe, outro belíssimo local. Lá, é possível passear de jangada pelos manguezais, caminhar por trilhas, almoçar na beira do rio que dá nome à praia e visitar o habitat dos cavalos-marinhos do projeto Hippocampos.

    O tour pelas praias fica completo com uma passagem pela praia de Serrambi, onde é possível mergulhar em qualquer época do ano e explorar naufrágios que aconteceram por ali, além de poder visitar o santuário ecológico do Rio Serinhaém. As praias de Cacimbas e Toquinho também valem um passeio durante a estadia.

  • Atrações e Programas

    As praias paradisíacas são apenas o começo da viagem em Porto de Galinhas. Um programão a se fazer é visitar os antigos engenhos que operavam na região. O Engenho Canoas é um bom exemplo, com o diferencial de ele ser o único da zona da mata de Pernambuco que ainda produz mel de açúcar e rapadura.

    Os mergulhos fazem parte da programação obrigatória! Podem ser livres ou autônomos (batismos) em apnéia ou Scuba, nas piscinas naturais ou em diversos pontos de mergulho profundo no litoral de Porto, com possibilidade de visualizar a grande diversidade de espécies marinhas, lagostas, camarões e outros tipos de corais da região. São 7 pontos de mergulho próximo ao litoral de Porto e 3 pontos no mar próximo a Ponta de Serrambi onde existem três navios / rebocadores afundados.

    Realizar trilhas ecológicas é outra mania na vila. Uma das mais procuradas é a de Maracaípe-Outeiro, que percorre trechos de Mata Atlântica e acompanha o rastro de manguezais cujas trilhas foram traçadas por escravos na época do Brasil Colônia. Dura, em média, cerca de 3 horas.

    Passeios a cavalo e de buggy também são excelentes distrações. As cavalgadas costumam partir de fazendas em Maracaípe, atravessando mangues, restingas e plantações de coqueiros. Já as viagens de buggy são boas para conhecer locais um pouco mais distantes de Porto de Galinhas, como as praias vizinhas Calhetas e Carneiros. O aluguel desses quadriciclos é feito no centro da vila ou na praia do Muro Alto.

  • Vida Noturna

    O centro de Porto de Galinhas costuma ser ponto de encontro de moradores e turistas. O agito começa logo no início da noite, em algum barzinho da orla, e pode se estender até alguma boate que segure a animação madrugada adentro.

    A Vila de Todos os Santos, em Maracaípe, e a Vila dos pescadores, no centro, são locais onde a animação é certa. Boates, bares e restaurantes costumam oferecer além de seus serviços, música ao vivo de diversos ritmos, desde o forró até jazz e techno. Na alta temporada, é costume rolar shows na Vila de Todos os Santos, que são divulgados no local.

    Um passeio noturno pelo centro da vila também é obrigatório. O clima agradável somado à brisa que vem do litoral transforma os bares, lanchonetes e restaurantes em locais perfeitos para uma conversa descontraída. Em caso de dúvidas, o Centro de informações turísticas é estará a postos para dar dicas de onde rola a balada do dia.

  • Gastronomia

    A especialidade gastronômica de um balneário como Porto de Galinhas está naturalmente ligada aos frutos do mar. Fritada de caranguejo, peixe na telha ao molho de pitanga e outros pratos à base do tipo são facilmente encontrados na vila. Para ficar completa, a gastronomia da região também oferece o que há de melhor da culinária tradicional e regional.

    Para os mais sofisticados, o pólo gastronômico é para ninguém botar defeito. Os restaurantes têm especialidades diversas que vão desde comidas tropicais exóticas até a tradicional macaxeira com charque, passando por pizzas, crepes, saladas, churrascos e peixes.

    Na praia, é fácil encontrar as cocadas de costume e outras não tão comuns, como é o caso das feitas com abacaxi e maracujá. O caldo de cana e o mel, tradicionalmente apreciados, dividem a atenção com a geléia de araçá e os licores de frutas regionais. Um local que concentra essas opções é pólo gastronômico da Vila de Todos os Santos, local onde todo o turista em Porto de Galinhas pode cometer o pecado da gula sem culpa.

  • Transportes

    A melhor maneira de se locomover na cidade é alugar um carro ou buggy. O transporte público pode não ser eficiente e não levar até o destino esperado. Além disso, não há terminal rodoviário.

    Se o caminho a ser percorrido é curto e na região do centro da vila, ideal mesmo é praticar a caminhada. Bicicletas também são ótimas para circular pelo centro e regiões mais próximas. Entre uma pedalada e outra na orla de Porto, parar para tomar uma água de coco repõe as energias e permite conhecer os detalhes da cidade.

    Há muitas agências de aluguel de automóveis e buggys, que podem ser encontrados também na orla das praias. Eles permitem o deslocamento rápido para praias mais distantes de Porto de Galinhas, o que vai garantir mais tempo para conhecer outros destinos na cidade. Além disso, a diversão é garantida ao circular com esses pequenos veículos!

    Quanto ao quesito segurança, a vila é considerada bastante segura e não registra índices de violência ou furtos elevados. Na hora de fazer trilhas cuja dificuldade é elevada, procure um guia para não se perder e não arrisque se aventurar por caminhos não recomendados. Os cuidados básicos de segurança, necessários em qualquer lugar, são aplicáveis em Porto de Galinhas. Evite expor objetos de valor ou dinheiro vivo, principalmente se estiver sozinho. À noite, em locais desertos, procure andar em grupo. Com todos esses toques, o que resta é só diversão.

Receba ofertas imperdíveis!

Assine a newsletter do Mundi e receba as melhores promoções de passagens aéreas e hotéis por email.

Fotos Porto de Galinhas (18)

Foto Porto de Galinhas - nestorguedes

Vista aérea da costa litorânea, Enviado por nestorguedes

Ver mais Fotos

Hotéis em Porto de Galinhas

Ver todos os hotéis em Porto de Galinhas




Publicidade

Publicidade

Avaliações e Dicas sobre Porto de Galinhas

Faça uma avaliação

Avaliações e Dicas - Porto de Galinhas

Publicidade