Sobre Paris

  • O título de “Cidade Luz” já resume bem o encanto e a magia de Paris. Quem visita a cidade, fica simplesmente maravilhado sua beleza. Além dos passeios clássicos pela famosa Avenida Champs Elysées, pelas margens do Rio Senna, a ida à Torre Eiffel, o passeio pelos jardins do Palácio de Versalhes e a visita ao Arco do Triunfo, ir à Paris significa também desfrutar de seus restaurantes, bistrôs, cafés, praças e bancas. Cada esquina e cada bairro da cidade escondem uma surpresa e um local agradável e aconchegante. Paris abriga também inúmeros monumentos históricos e museus, por seu considerável papel político e econômico na história mundial. A cidade é o símbolo da cultura francesa e atrai, anualmente, quase 30 milhões de visitantes. Turistas do mundo inteiro visitam a capital da França, famosa também por ser um centro e ícone mundial de moda e luxo.

  • Clima e População

    Paris tem, atualmente, cerca de 2,2 milhões de habitantes, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos (INSEE). Ela é hoje uma das maiores aglomerações urbanas da Europa e da União Europeia.

    O clima de Paris é do tipo oceânico de transição – os verões são relativamente frios e os invernos são amenos. A temperatura média durante os verões é de 18° Celsius. No inverno, a média é de 6°C. As chuvas são freqüentes na cidade, em todas as estações do ano, mas costumam ser fracas e raramente ocorrem grandes tempestades.

  • Pontos Turísticos

    A Torre Eiffel é, sem dúvida, o grande e principal cartão postal da cidade. A torre tem 300 metros de altura e possui três plataformas que oferecem uma linda vista panorâmica da cidade. Vale conhecer não apenas por sua bela vista, mas também por sua estrutura, arquitetura e grande importância cultural. Outro destaque dos pontos turísticos de Paris é a Catedral de Notre Dame. Ela está localizada na Cité, a ilha do Rio Sena, e é considerada uma das igrejas mais bonitas do mundo. A Notre Dame foi construída em 1.1163, durante o reinado de Luís VII.

    Na lista dos pontos turísticos imperdíveis de Paris não poderia faltar o Arco do Triunfo. O Arco foi construído em 1836, por ordem de Napoleão, para celebrar sua vitória em Austerlitz, em 1806. Em cada um dos 4 pilares do arco, há uma escultura grandiosa em homenagem a uma vitória francesa. No Arco, também estão gravados nomes de batalhas e generais franceses.

    A mais famosa avenida de Paris também é um destaque da cidade, com seus cafés e lojas de luxo. A Champs-Élysées tem 2 Km de comprimento e se estende desde a Place de la Concorde até a Place Charles de Gaulle, onde fica o Arco do Triunfo. É também um dos símbolos da cidade.

    A basílica de Sacre Coeur também é um ponto turístico imperdível de Paris. Ela fica localizada na região de Montmartre, que é conhecida como o centro artístico de Paris, onde viveram personalidades como Pablo Picasso e Salvador Dali. A basílica está em um dos pontos mais altos de Paris, sobre a colina de Montmartre, proporcionando vistas espetaculares da cidade.

    Outro ponto turístico parisiense que dispensa maiores comentários é o Museu do Louvre. Ele foi construído em 1.190 como uma fortaleza para os ataques dos vikings. Depois de mais de quatro séculos de sua construção e de várias reformas, o museu está hoje mais completo do que nunca e abriga uma das mais importantes coleções do mundo. Suas enormes e inúmeras galerias abrigam importantíssimas peças de arte, entre elas a Monalisa de Leonardo da Vinci.

    Outro museu de Paris que merece destaque é o Musée D’Orsay. Localizado em uma linda estação de trem do início do século, é um museu dinâmico, bem dividido e caracterizado por sua luz natural e pelo seu tamanho – que não é muito cansativo. O D’Orsay abriga obras preciosas de artistas como Renoir, Gaugin, Rodin e Monet.

    O Châteu de Versailles, conhecido como Palácio de Versalhes, também é um dos lugares mais belos e mais visitados da região. Localizado na cidade de Versailles, no subúrbio de Paris, é considerado a maior atração turística do mundo. O palácio foi o centro do poder do Antigo Regime na França desde 1682 até o ano de 1782. Ele é um dos maiores palácios do mundo: tem 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1.250 lareiras, além de 700 hectares de parque.

  • Atrações e Programas

    Não é por acaso que Paris é uma das capitais mais visitadas do mundo. As opções de lazer e diversão são incontáveis, até mesmo para quem está indo pela segunda, terceira ou quarta vez à cidade. Entre tantos atrativos, podemos ressaltar aqueles que são obrigatórios, como gastar algumas horas nas praças de Paris. Entre elas, a Place des Vosges merece visita, por ser conhecida como um dos locais mais charmosos do mundo. Episódios marcantes da história da França ocorreram neste local. Place des Vosges é também um dos poucos lugares cuja arquitetura está intacta há mais de 400 anos.

    Outra opção que envolve as belezas arquitetônicas da cidade é o Conciergerie, um prédio muito bem conservado do século XI. O Conciergerie serviu como prisão para personagens ilustres da história mundial como Maria Antonieta, Danton e Robespierre. Neste antigo prédio, visite a esplêndida Salle des Gens dÁrmes, em estilo gótico, e faça um tour para ver a cela da rainha que habitava o palácio.

    Como é conhecido por todos, Paris exala cultura, história e arquitetura. Mas os programas futurísticos contrastam com esse lado da cidade. Um deles é o Parc André-Citroën. Situado à beira do Sena, nas antigas instalações da fábrica de carros Citroën, o parque possui um lindo gramado, seis jardins e várias fontes que revelam a arquitetura futurista do local. Lá, é possível inclusive voar em balões alugados.

    Imperdível também é o passeio até os jardins de Giverny - os mais belos dos quadros de Claude Monet. Ele está a 70 km de Paris, onde estão cultivadas flores que incentivaram os quadros do grande artista plástico francês. As ninféias, vitórias-régias, a famosa ponte japonesa, a casa de Monet e tudo que envolve o pintor é encontrado por lá. Durante o inverno, ele fica fechado.

    As pontes são um atrativo quase natural de Paris. São lindas e cada uma tem sua característica própria. Respire fundo e tire muitas fotos. Entre as favoritas dos turistas, estão as pontes Alexandre III e também a Pont Neuf, Saint Michel. Após caminhar por qualquer uma delas, estique os passos até a Ópera Garnier. Finalizada em 1875, a Garnier é um espetáculo só por existir como monumento. Além disso, neste local são realizados concertos, óperas e ballets inesquecíveis.

    Os lugares para se conhecer em Paris são muitos e variados. Logo, o jeito para chegar até eles é uma das dúvidas. Isso piora quando você perceber que em Paris até o meio de transporte é um excelente programa para se fazer. Passeios de Segway, bicicleta ou barco são excelentes pedidas. Os dois primeiros são moda na capital francesa, que reforçou o conceito de preservação ambiental ao estimular o uso de veículos menos poluentes para todas as atividades.

    Os Segway são uma das novidades divertidas para se curtir, enquanto as bicicletas retomam sua posição de destaque, incentivadas com aluguéis baratos e incontáveis postos de locação. Para os românticos, os barcos com certeza são o melhor meio de transporte e diversão pela cidade. Navegar pelo Sena em um dia de sol é também prazer garantido em Paris. O passeio, que dura uma hora, em média, pode ser feito saindo do Pont- Neuf até a Torre Eiffel.

  • Vida Noturna

    Paris tem lugares animadíssimos e muitas opções para quem quer sair à noite e curtir a vida noturna da cidade. A capital da França oferece opções para quem gosta de dançar, ouvir uma boa música ou, simplesmente, beber e conversar.

    As principais atrações noturnas da cidade são os pubs com centenas de tipos de cervejas, os bares com decorações de Paris antiga, além de casas de rock, bares latino-americanos e boates de house, tecno e música eletrônica. São opções para todos os estilos e públicos.

    Engana-se quem pensa que sair à noite em Paris será sempre caro. A vida noturna da cidade oferece desde lugares caros e badalados até barzinhos mais informais onde é possível gastar pouco e comer um bom aperitivo em uma mesinha na calçada.

    Cada região de Paris oferece suas opções noturnas e cada bairro tem sua personalidade própria. No Marais, ficam os bares GLS, destinados ao público de gays, lésbicas e simpatizantes. Em Saint Germain e no Quartier Latin, a vida noturna é mais “Cult” e há diversas opções de bares de música latina e jazz. Já na região da Champs Elysées, a variedade de bares e restaurantes é enorme e a freqüência é um pouco mais sofisticada. Nas proximidades da Bastille e da Rue Oberkampf, o público é mais informal.

  • Gastronomia

    Entre suas inúmeras qualidades e características, Paris é também conhecida como a capital mundial da gastronomia. A cidade oferece o que há de melhor na gastronomia, seja num restaurante, num bistrô ou em um pequeno café da cidade. Paris é repleta de casas estreladas e de prestígio; boas mesas; bistrôs de bairro; cozinha regional, tradicional e do mundo; restaurantes rápidos; sabores do mar e degustação de produtos raros. Por isso, a gastronomia parisiense é considerada tão especial.

    Além da diversidade dos pratos e casas gastronômicas, a grande variedade de queijos e vinhos são também a marca da França – e principalmente de Paris - em termos de gastronomia. Além de produzirem excelentes vinhos, os parisienses também o consomem bastante. Cerca de 28% dos franceses consomem vinho diariamente. Para quem gosta da bebida e de queijos variados e sofisticados, Paris é o lugar certo! Os pães também são destaque da cidade, em especial os famosos croissants. Para lanches, uma ótima pedida é o crepe, famoso prato francês. Na capital francesa, pequenos cafés, padarias e pâtisseries oferecem crepes que são considerados os melhores do mundo.

    Os doces também são destaque da gastronomia parisiense. Sobremesas consagradas da cidade são o crème brûlée, os crepes doces, as mousses de chocolate e o famoso doce mil-folhas.

  • Transportes

    A melhor forma de se locomover por Paris é, sem dúvida, o metrô, que tem 14 linhas e é o terceiro maior da Europa. Com ele, é possível chegar aos principais pontos e bairros da cidade. O metrô em Paris funciona diariamente, das 06h às 0:30h. O ticket unitário custa 1,60 euros e o carnê com 10 tickets é um pouco mais econômico: 11,40 euros.

    Para passeios mais curtos, o indicado é fazê-lo a pé. Andar em Paris é agradável e as sinalizações e as ruas são fáceis de serem achadas, mesmo para quem não conhece a cidade. A capital da França oferece ainda linhas de ônibus, que também circulam por toda a região. O ônibus funciona das 07h às 20:30h, e algumas linhas funcionam no horário de 20:30h às 0:30h. Para andar de ônibus, são usados os mesmos tickets do metrô. Como nas grandes metrópoles mundiais, o trânsito é intenso, por isso a opção de andar de metrô é sempre mais recomendada.

    Paris oferece ainda como meio de transporte o Vélib, que é o sistema de aluguel de bicicletas. Funciona diariamente, 24 horas por dia. Você pode pegar uma bicicleta numa das estações automáticas do Vélib e devolver em qualquer outra. Os preços do aluguel variam de acordo com o tempo de uso. Outra opção de transporte na cidade é o RER, o trem urbano de Paris. Ele tem cinco linhas e funciona das 06h às 0:30h.

    Paris é considerada segura para os turistas, mas como em toda grande metrópole os cuidados básicos de segurança são necessários. O principal é não reagir em casos de furtos ou assaltos. Para evitar ocorrências desse tipo, evite expor seus objetos pessoais enquanto caminha pela rua e quando estiver dentro de ônibus ou metrôs. Em caso de problemas, procure alguma autoridade policial ou guardas da cidade.

Receba ofertas imperdíveis!

Assine a newsletter do Mundi e receba as melhores promoções de passagens aéreas e hotéis por email.

Fotos Paris (18)

Foto Paris - jujuzinha85

Arco do Triunfo, Enviado por jujuzinha85

Ver mais Fotos

Hotéis em Paris

Ver todos os hotéis em Paris




Publicidade

Publicidade

Avaliações e Dicas sobre Paris

Faça uma avaliação

Avaliações e Dicas - Paris

Publicidade