Sobre Juiz de Fora

  • Juiz de Fora

    Juiz de Fora é uma das maiores cidades do estado de Minas Gerais e uma das mais importantes de sua região, a Zona da Mata. Sua importância no início do século XX gerou para a cidade o apelido de “Manchester Mineira”, devido ao crescimento econômico gerado pela cultura do café. Graças ao desenvolvimento precoce, a possui boa infraestrutura, que serve tão bem aos seus moradores quanto aos turistas que chegam por lá. A diversão em uma viagem para essa cidade vai desde passeios a museus, passando por monumentos históricos, até algumas das melhores festas eletrônicas do país – uma vez que JF, como é conhecida carinhosamente entre os seus moradores, é conhecida pela tradição em abrigar as melhores raves do Brasil. A prática de esportes radicais também ganha espaço entre as atividades e programas a se fazer em Juiz de Fora. Como a cidade está situada muito próxima à Mata Atlântica, ligada às montanhas da Serra da Mantiqueira, o ecoturismo permite realizar atividades como rafting e rapel.

  • Gastronomia

    A culinária em juiz de Fora abrange o que há de melhor da comida mineira sem deixar as delícias gastronômicas de outras regiões do Brasil e do mundo. Os restaurantes da cidade, assim como as casas especializadas, servem desde comida japonesa a pratos franceses requintados.

    O JF Sabor é um dos eventos gastronômicos que valoriza a produção regional, principalmente os pratos de receita mineira. Algumas receitas costumam levar ingredientes tipicamente da cozinha mineira, como o frango, milho, quiabo, etc.

    Churrascarias, pizzarias, restaurantes de comida internacional, self-service ou à la carte também são as opções encontradas nos 72 estabelecimentos gastronômicos de Juiz de Fora listados oficialmente.

  • Vida Noturna

    A vida noturna em Juiz de Fora é movimentada, seja nos bares à beira das ladeiras ou nas festas eletrônicas que viraram tradição na cidade.

    O Alto dos Passos é a região em que os barzinhos costumam ficar agitados desde o happy hour até a madrugada. Nas ruas Severiano Sarmento e Dom Viçoso estão os estabelecimentos mais procurados, com alguns dos petiscos mais gostosos de JF. A região é ideal para badalação e paquera, já que costuma ficar cheia de jovens e gente bonita.

    Os redutos universitários, freqüentados pelos estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora, são opções mais baratas para se divertir. Os bares preferidos dessa galera ficam, por exemplo, no bairro São Matheus e nas proximidades do Colégio Academia.

    As boates se espalham por vários pontos da cidade. Os bairros que concentram as melhores são o Centro, São Pedro e Vale do Ipê. Alguns cafés que ficam na região do Centro completam a programação da noite com um repertório mais tranqüilo, que vai do rock ao samba, acompanhados de petiscos wraps (sanduíches) e coquetéis.

    As festas eletrônicas, conhecidas como raves, também são bastante conhecidas e procuradas na cidade. O público mais jovem é o principal freqüentador desse tipo de festa, que costuma acontecer periodicamente. Algumas acontecem de seis em seis meses, sempre em grandes fazendas de Juiz de Fora. As micaretas fora de época, embaladas com muito axé, também são constantes para os foliões de plantão, sejam eles de Juiz de Fora ou não. Uma das mais conhecidas é a JF Folia.

  • Transportes

    Para conhecer a cidade, uma boa caminhada pelo Centro é o começo ideal. A parte principal dessa região fica na área das avenidas Rio Branco, Independência e Getúlio Vargas. Aqueles que desejam fazer compras vão encontrar boas opções nas ruas como Halfeld, Marechal Deodoro, São João e Mister Moore, que apresentam trechos exclusivos para pedestres.

    A utilização do transporte público também é simples e prática, principalmente se o deslocamento for feito de ônibus e para pontos mais distantes do centro. As linhas estão divididas em sete cores, que indicam as regiões da cidade por onde circulam. Também existem veículos que estão adaptados para deficientes físicos e visuais.

    Os táxis em juiz de Fora são amarelos, com uma faixa quadriculada azul nas laterais. Eles ficam à disposição dos passageiros tanto nas ruas quanto nos pontos de táxi, espalhados em muitos locais da cidade. O serviço de rádio-táxi também é outra opção na hora de conseguir um carro para sua viagem.

    Juiz de Fora não é uma cidade violenta e as regiões mais tranqüilas e seguras são Santa Catarina, Mundo Novo, Vila Ozanam e Furtado de Menezes. No entanto, as precauções básicas sempre são necessárias. É bom evitar exibir pertences de grande valor e andar com atenção pela rua. O principal é não reagir em casos de furtos ou assaltos. Para evitar ocorrências desse tipo, evite expor seus objetos pessoais enquanto caminha pela rua e quando estiver dentro de ônibus ou metrôs. Em caso de problemas, procure alguma autoridade policial, como a Polícia Militar ou a Guarda Municipal.

  • Atrações e Programas

    Os passeios e programas em Juiz de Fora são muitos e variados. Se a descoberta da cidade começar com uma caminhada, o ideal é aproveitar para conferir o painel “As quatro estações”, pintado por Cândido Portinari, e que fica localizado na fachada do Edifício Clube de Juiz de Fora. Outro ícone é o Marco do Centenário, que é um desenho pintado por Di Cavalcanti em um painel localizado no bairro Poço Rico.

    Conhecer o local onde nasceu o pai da aviação pode ser um programa emocionante. No município de Santos Dumont, próximo e vizinho a Juiz de Fora, está a fazenda Cabangu, onde, em 1873, nascia Alberto Santos Dumont. A viagem percorre apenas 40 quilômetros e, se for feita de carro, é bem rápida.

    Dar uma passadinha pela Academia do Comércio também vale a pena. A construção está entre as mais bonitas da cidade, de estilo eclético. Ela foi inaugurada em 1894, com o objetivo de ensinar as melhores práticas comerciais da época. Uma dica é chegar até a capela que existe na Academia. O lugar é aconchegante e decorado com belas imagens sacras.

    A Usina de Marmelos Zero é uma das primeiras hidrelétricas da América do Sul, inaugurada em 1889. Hoje, o prédio funciona como um museu e os bens se transformaram em peças do acervo. Depois de visitar a usina, uma dica interessante é esticar o passeio até a barragem de Chapéu das D’Uvas, que fica distante 36 quilômetros de JF. O espelho d’água de 146 milhões m3 é o responsável por abastecer boa parte da cidade.

    A prática de esportes radicais se destaca entre os programas em Juiz de Fora, que conta com espaços naturais destinados, por exemplo, para o rafting, rapel e também corrida de kart. O rio Paraibuna oferece descidas emocionantes em suas corredeiras e o passeio pode incluir até café da manhã. O aeroclube de JF também marca voos panorâmicos sobre a cidade.

    No bairro Borboleta está uma das pistas de kart mais movimentadas da cidade. Existem 60 boxes para 120 karts e são 36 opções de pistas. A capacidade para o público é de 15 mil espectadores.

  • Clima e População

    O clima de JF é do tipo tropical de altitude, devido à proximidade com as Serra da Mantiqueira, e apresenta bastante instabilidade no verão e no inverno. A primavera e o outono são as estações do ano mais estáveis e com as melhores temperaturas para curtir a cidade. As fotos da viagem ficam bem melhores durante a primavera, por causa da luminosidade mais bem projetada sobre Juiz de Fora.

    A temperatura média anual é de cerca de 19º Celsius. O verão costuma ser quente, mas não castigante, com média de temperatura entorno de 23ºC e máxima de 27ºC. Já o inverno, com baixa umidade relativa no ar, apresenta temperatura média de 17ºC. Quando há tempestades, o que acontece geralmente no verão, é comum ocorrer queda de granizos. Nesse caso, o ideal é procurar um abrigo.

    O total da população de JF é de pouco mais de 500 mil pessoas, o que a torna na quarta cidade mais populosa do estado. A qualidade de vida na cidade é percebida facilmente por aqueles que estão de passagem na região, que acabam descobrindo que Juiz de Fora está entre as cidades brasileiras de maior expectativa de vida.

  • Pontos Turísticos

    A visita aos pontos turísticos deve começar pelo museu Mariano Procópio, o primeiro de Minas Gerais. Além de ser um local que leva o turista numa viagem ao passado, ele funciona como um importante núcleo de estudos na cidade. Quem chega por lá, tem a sua disposição um acervo de cerca de 45 mil objetos, entre peças históricas, científicas e artísticas, muitas delas da época do Império. A dica ao visitar o Mariano Procópio é observar as peças de História Natural.

    Saindo do museu, o visitante encontra a segunda parada em seu roteiro de visitação: o parque do museu. A área ocupa um espaço de 78 mil metros quadrados e é um dos locais preferidos dos moradores da cidade para a prática do lazer e atividades físicas, como trilhas.

    Outro parque bacana para se visitar é o Parque da Lajinha, que fica na entrada da cidade. Em sua área estão localizados lagos, jardins e áreas de mata nativa. Animais como gambá, preá, camundongos silvestres, paca, tatu, jaguatirica, lontra, capivara, quati e ouriço-cacheiro também são vistos facilmente no parque.

    Aqueles típicos piqueniques têm lugar certo em Juiz de Fora: o morro do Imperador. Ele oferece uma das melhores vistas da cidade, pois está situado a quase 1,5 mil metros acima do nível do mar. Outro ponto em que a cidade pode ser observada em sua plenitude é o mirante São Bernardo. A vista panorâmica é um dos atrativos do local, que está nas margens do rio Paraibuna.

    Os centros culturais também são importantes pontos turísticos de JF. O Espaço Mascarenha, por exemplo, funciona como pólo cultural há mais de 20 anos. A própria história do local, onde funcionava uma das fábricas de tecido símbolo do desenvolvimento da cidade, faz parte dos atrativos da cidade.

    O Cine Teatro Central é outro lugar reservado para a cultura. Nele são realizados alguns dos eventos culturais mais importantes que chegam à cidade, além de abrigar uma biblioteca. O Fórum da Cultura e o Teatro da Academia são outros pólos que valem a pena ser conhecidos.

Receba ofertas imperdíveis!

Assine a newsletter do Mundi e receba as melhores promoções de passagens aéreas e hotéis por email.




Publicidade

Publicidade

Avaliações e Dicas sobre Juiz de Fora

Avaliações e Dicas - Juiz de Fora

Publicidade