Sobre João Pessoa

  • João Pessoa

    A tranqüilidade comum a uma pequena cidade do interior é uma das marcas da capital da Paraíba. As belas praias parecem ser privativas devido à calmaria que existe em suas orlas. Mas nada se compara ao título de “Porta do Sol”, por ser a primeira cidade brasileira a receber os raios da estrela todas as manhãs.

  • Gastronomia

    A culinária de João Pessoa é marcada pela diversidade, mas sempre recheada com ingredientes típicos do nordeste brasileiro.

    A buchada de bode e o caranguejo representam alguns dos pratos típicos da cidade. Assim como as receitas preparadas com frutos do mar, carne-de-sol, macaxeira cozida e feijão verde.

    O caranguejo costuma ser muito requisitado, por exemplo, quando ensopado com a carne embebida no leite de coco. A mesma receita vale para camarões, lagostas e polvo.

    A carne-de-sol servida com macaxeira (conhecida também como aipim) e arroz de leite, ou então preparada com feijão branco, arroz, queijo e verduras, é uma das principais iguarias da gastronomia pessoense.

    A galinha à cabidela é outra estrela entre os pratos típicos da capital paraibana. Comum em todo o Nordeste, o baião-de-dois, preparado com feijão de corda e arroz, também integra a culinária regional.

    Se o passeio é pelo Nordeste, as tradicionais tapiocas, doces ou salgadas, não faltam nas mesas de restaurantes, bares e lanchonetes de João Pessoa. A feirinha de Tambaú é um dos locais onde brotam tapiocas de todos os lados.

  • Vida Noturna

    A vida noturna em João Pessoa não é das mais badaladas, mas também está longe de ser parada. A animação fica, principalmente, por conta dos barzinhos, que se dividem entre o Centro da cidade a orla.

    A Feirinha de Tambaú e os arredores são o principal local de agitação. Além dos barzinhos, que oferecem música ao vivo, petiscos e boas mesas que embalam a conversa pela madrugada, a região abriga cafés que dão um toque diferente à noite pessoense. Esses charmosos estabelecimentos oferecem música lounge e comidinhas a preços camaradas.

    É também na área de Tambaú que estão as boates mais conhecidas de João Pessoa. Como toda casa noturna, os DJs são as principais atrações da noite. Mas, em alguns casos, bandas ao vivo também se apresentam por lá. A avenida Olinda é, por exemplo, uma área que está sempre movimentada durante toda a noite.

    O reggae tem point definido em João Pessoa: o bairro Cabedelo. Nos arredores do bairro a balada movida a reggae encontra espaço e reúne dezenas de fãs desse tipo de música. Para agradar a outros gostos, voltando ao bairro de Tambaú é possível ouvir ótimas seleções de clássicos do blues e do rock. Tudo isso acompanhado de uma mesa de sinuca e muitos jovens.

    Os bairros Cabo Branco e Bessa também guardam boas opções de divertimento noturno, como apresentações ao vivo de bandas locais. O ritmo mais executado costuma ser o rock, que também pode ser ouvido – ao vivo - no Largo do São Pedro.

  • Transportes

    Para circular dentro da cidade e nos principais bairros, o transporte público de João Pessoa ajuda bastante. O bilhete da viagem não é caro e atualmente é possível utilizá-lo em um sistema de integração com outras linhas. O trajeto percorrido pelos ônibus costuma abranger alguns pontos turísticos e isso facilita o deslocamento entre um passeio e outro.

    Além do ônibus, uma dica bastante válida é aproveitar o sistema de aluguel de bicicletas. Para curtas distâncias, as bicicletas ajudam na locomoção rápida, além de permitir conhecer detalhes que passariam despercebidos em uma viagem de ônibus, carro ou táxi.

    Os trens da cidade ligam João Pessoa às cidades vizinhas, que fazem parte da região metropolitana. Já os táxis circulam por toda a cidade. O turista pode escolher entre pegar um carro que esteja circulando pela rua ou ligar para uma das muitas cooperativas que operam na cidade.

    Para ir a locais mais distantes, como as praias mais afastadas do litoral Sul e Norte, alugar um veículo é uma saída prática. O tempo de viagem é menor e a locação do automóvel é rápida, podendo ser agendada pela internet, por exemplo. As principais locadoras de veículos estão em João Pessoa.

    A cidade é considerada bastante tranqüila e está longe de ser um destino perigoso. Muito pelo contrário. Ela está entre as cidades mais calmas do nordeste brasileiro. No entanto, as precauções básicas devem sempre ser tomadas.

    O principal é não reagir em casos de furtos ou assaltos. Para evitar ocorrências desse tipo, evite expor seus objetos pessoais enquanto caminha pela rua e quando estiver dentro de ônibus ou metrôs. Em caso de problemas, procure alguma autoridade policial, como a Polícia Militar ou a Guarda Municipal.

  • Atrações e Programas

    Um dos melhores programas em João Pessoa é se dirigir até a praia Ponta dos Seixas. O motivo é simples: essa praia está localizada no ponto oriente mais extremo de todo o continente americano e, por isso, os raios de Sol de todas as manhãs chegam primeiro lá. A vista à beira-mar é incrível. Acordar de madrugada é obrigatório pra não perder esse programão.

    Se em uma praia a diversão é ver o nascer do Sol, em outra, mais especificamente a praia do Jacaré, a boa é assistir ao encontro dele com as águas do rio Paraíba. O pôr-do-Sol visto de uma das palafitas dos barzinhos construídos na região, envolvido por música ao vivo, é, com certeza, um dos atrativos mais conhecidos de João Pessoa.

    A visita guiada ao Forte do Cabedelo é uma aula de história ao ar livre, mas com as vantagens de ver todos os objetos que foram utilizados há séculos. O passeio conta a história da construção do forte e, para não escapar nenhum detalhe, percorre prisões, capelas, alojamentos e canhões.

    Uma distração interessante é conhecer o projeto Peixe-Boi Marinho, mantido pelo IBAMA na cidade. Localizado em uma área ambiental, onde o tráfego de barcos a motor é proibido, a única maneira para ter acesso ao projeto é de canoa. A tranqüila viagem leva até a base de pesquisa, onde os peixes-boi podem ser observados.

    Dois museus na cidade homenageiam importantes escritores da literatura portuguesa. Um é o museu José Lins do Rego, que exibe a máquina de escrever e a biblioteca do paraibano autor de “Menino do Engenho”. O outro é o memorial Augusto dos Anjos, que fica na Academia Paraibana de Letras, e guarda a lamparina utilizada pelo poeta, fotos e reedições de livros do escritor.

    A entrada desses dois museus é gratuita, assim como a de outros locais que merecem ser visitados, como o Parque Arruda Câmara, a Casa do Artista Popular e a Fundação Casa de José Américo de Almeida.

    Fazer compras no Mercado de Artesanato Paraibano é uma diversão e tanto. São cerca de 130 lojas com produtos típicos da região, como bonecos de cerâmica, esculturas de madeira e tapetes de sisal. Algumas lojas que ficam em frente ao mercado costumam vender vários tipos de cachaça, castanhas, doces e ingredientes da culinária regional.

  • Clima e População

    O clima da cidade é do tipo tropical, quente e úmido. A temperatura média ao longo do ano é de 26,6º Celsius, sem muitas oscilações na amplitude térmica. A média da máxima, no ano, é de 29ºC, enquanto a mínima é de 20º Celsius.

    O inverno, que geralmente começa no fim de maio e termina em agosto, é acompanhado de chuvas. Já o verão, por sua vez, parece estar presente durante o ano todo. Entre agosto e setembro, o vento é mais forte que o costume.

    Cerca de 700 mil pessoas vivem em João Pessoa, que tem mais de 400 anos. A maioria dos moradores é católica, mas a diversidade religiosa aumenta com o passar dos anos. A região metropolitana reúne quase um milhão de habitantes e tem seis municípios.

  • Pontos Turísticos

    A viagem para João Pessoa deve incluir, obrigatoriamente, uma visita ao Farol do Cabo Branco. De lá, é possível avistar a Ponta do Seixas, que é o extremo oriente das Américas e onde os primeiros raios de Sol chegam todas as manhãs em todo o continente.

    As praias de Tambaú, Manaíra e Cabo Branco são as mais famosas. Além delas, as que estão nos arredores de João Pessoa, como Tambaba, também entram na lista de pontos a serem conhecidos pelos turistas. No caso dessa última, a fama vem da tradição em ser um típico local para a prática do naturismo.

    A praia de Tambaú, por exemplo, é uma das praias mais movimentadas, com feirinha de artesanato no calçadão, bares, restaurantes e casas noturnas. Cabo Branco, por sua vez, é urbanizada e extensa, com largos calçadões e ciclovias. A praia do Jacaré merece destaque por ser um dos melhores pontos para se admirar o pôr-do-sol nos píers dos bares que estão à beira do rio.

    Os pontos turísticos históricos também devem constar da lista de viagem. Começar pelas igrejas, que carregam imensa bagagem histórica, é uma boa pedida. São muitas, mas as mais importantes são Igreja de São Bento, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja São Frei Pedro Gonçalves e o conjunto São Francisco e convento Santo Antônio. A igreja de São Bento, por exemplo, é um dos monumentos barrocos mais bonitos de João Pessoa, enquanto o convento de Santo Antônio funciona como um centro cultural.

    O Theatro Santa Roza, em estilo barroco, entra para a lista de construções dignas de uma visita. Inaugurado em 1889, hoje ele está entre os teatros mais antigos do Brasil. Aos sábados e domingos são apresentados espetáculos, das 16h às 20h.

    O Mosteiro de São Bento, que faz parte de um conjunto arquitetônico maior e inclui, por exemplo, a igreja Nossa Senhora do Monte Serrat, é um interessante local para se visitar e fica localizado bem no Centro da cidade. O Instituto Nacional do Patrimônio Histórico da Paraíba classifica o mosteiro como um dos monumentos mais importantes do estado e do país.

    O Palácio da Redenção, onde hoje está sediado o governo do estado, guarda as cinzas do político assassinado João Pessoa, que dá nome à cidade. Hoje, localizam-se no palácio belíssimos jardins e uma faculdade de direito. Além do palácio Redenção, chama a atenção dos turistas o Paraíba Palace Hotel, que é único exemplar de arquitetura veneziana na cidade.

Receba ofertas imperdíveis!

Assine a newsletter do Mundi e receba as melhores promoções de passagens aéreas e hotéis por email.




Publicidade

Publicidade

Avaliações e Dicas sobre João Pessoa

Avaliações e Dicas - João Pessoa

Publicidade