Sobre Fortaleza

  • Fortaleza

    Fortaleza é uma das cidades mais belas e agitadas do nordeste brasileiro. Em seus mais de 280 anos de história, é a quinta maior cidade do país e um dos destinos brasileiros mais procurados. A capital do Ceará é famosa pelo clima de verão o ano todo, pelas belas praias, agenda cultural diversificada, rico artesanato e pela culinária saborosa.

  • Gastronomia

    A gastronomia de Fortaleza é tipicamente nordestina. Entre os pratos tradicionais da cidade, destacam-se o baião de dois com churrasco de carneiro ou carne de sol, a moqueca de arraia, a peixada de cavala, os pratos feitos com camarão e caranguejo.

    Os frutos do mar são ingredientes certos na gastronomia local da capital cearense. Na cidade, é tradição comer às quintas-feiras a “caranguejada”, composto por caranguejo cozido e molhos. O camarão também é destaque e pode ser degustado de diversas formas. Os pratos mais comuns são o arroz de camarão e o bobó de camarão.

    Além dos pratos locais, Fortaleza também oferece opções gastronômicas de alta qualidade. Os principais são comida árabe, francesa, chinesa, japonesa, italiana, alemã e portuguesa.

    Os locais com maior diversidade de restaurantes e cozinhas de diferentes nacionalidades são o pólo gastronômico de Varjota, a Praia de Iracema e a Avenida Beira Mar. Ao sul de Fortaleza, na divisa com Eusébio, também estão localizados vários restaurantes especializados em comida nordestina, em especial a tapioca.

  • Vida Noturna

    O principal ritmo de Fortaleza é o forró. Casas de show e boates especializadas no ritmo nordestino são a grande atração da vida noturna da cidade!

    Além do ritmo tradicional, a capital cearense também oferece casas de shows e boates de tipos de música variados como o pagode, o axé, o reggae, o rock, o tecno, o samba e o surf music.

    Opções não faltam para todos os dias da semana! São bares, restaurantes, boates e muitas festas. A maioria dos bares se localiza na Praia de Iracema e nos arredores do Centro Cultural Dragão do Mar.

    Há também opções no bairro da Varjota. Além disso, uma das mais badaladas casas de show da cidade - a Mucuripe - está localizada nos arredores do centro da cidade. Não deixe de conhecer a vida noturna de Fortaleza, que é um dos pontos altos da capital cearense!

  • Transportes

    Andar a pé em Fortaleza é fácil e se torna um excelente programa. As ruas são de fácil orientação, principalmente as do Centro da cidade. Mas o meio de transporte mais prático é o táxi. Existem muitas cooperativas e o preço é barato quando comparado a outras capitais do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo.

    Os ônibus também ajudam no deslocamento pela capital cearense. Para os turistas, a dica é utilizar o TopBus, que oferece mais conforto e comodidade durante o percurso. Além dessa modalidade, existem os ônibus do sistema coletivo de transporte - que operam mais de 200 linhas em toda a cidade durante 24 horas por dia.

    Como em toda grande metrópole, alguns cuidados básicos de segurança são necessários. Evite expor seus objetos pessoais enquanto caminha pela rua e quando estiver dentro de ônibus. Utilize o celular com atenção e procure estar atento. Em caso de problemas com segurança ou até mesmo em casos de turismo sexual, procure alguma autoridade policial ou denuncie à Guarda Municipal.

  • Atrações e Programas

    Todo turista que vem ao Brasil gosta mesmo é de festa! Em Fortaleza, seja no período destinado às festividades ou fora dele, um programa imperdível é o Fortal, carnaval fora de época realizado durante quatro dias. Ele acontece no mês de julho e várias bandas animam os foliões, tocando todos os ritmos, entre eles o axé music, típico embalo nordestino.

    Visitar o Beach Park é um programa para todos os turistas. Este parque temático está entre os maiores da América Latina e reúne praia, parque aquático e resort em um único lugar. Lá, se encontram a maior piscina com ondas artificiais e o maior toboágua da América Latina.

    Para quem curte fazer compras, principalmente de produtos artesanais e souvenires, a dica é caminhar por algum dos mercados da cidade, como o Centro de Artesanato do Ceará, a Feira de Artesanato da Beira-Mar e o Mercado Central de Fortaleza. Nessas feiras locais, é possível encontrar todo o tipo de material, em especial o couro, as rendas e os trançados – itens de destaque no comércio local.

    Quem gosta de aventura, deve aproveitar a brisa que sopra no litoral de Fortaleza e praticar esporte ao lado dos velejadores de Kite e WindSurf. Um dos locais para se fazer esse programa é a praia do Futuro, que oferece as condições necessárias para a prática do esporte.

    Outro programa típico para curtir o litoral é embarcar em alguma jangada fretada. Elas são encontradas em toda a orla e o preço se ajusta a todos os bolsos. Este é um dos programas mais tradicionais de Fortaleza. Na jangada, é possível passear e ainda fazer a pesca de “linha de mão”, garantindo o petisco que vai acompanhar a sua bebida!

  • Clima e População

    É a cidade mais populosa do Ceará e a quinta mais populosa do Brasil. Sua região metropolitana possui cerca de 3.700.000 habitantes.

    O clima é quente e úmido. A temperatura média anual de Fortaleza é de 26 graus, sendo os meses de dezembro e janeiro os mais quentes do ano. O período mais frio é julho, mas os termômetros não chegam a menos do que 16 graus.

    O mês mais chuvoso é abril e o mais seco é novembro. De janeiro a julho chove mais, e de agosto a dezembro ocorre a chamada seca da região.

  • Pontos Turísticos

    As praias de Fortaleza estão entre as mais belas do Brasil e conhecê-las é item obrigatório. Para começar, uma ótima opção é a Praia do Futuro. Tem boa infraestrutura e comodidade, como barracas organizadas e especializadas em pratos regionais, piscinas naturais para crianças e boa iluminação. A Praia de Iracema também é um destino muito recomendado. Em qualquer praia, seja perto ou longe do Centro da cidade, aproveite para curtir as maravilhosas dunas que a cidade oferece. Quiosques e barracas com informações para turistas estão espalhadas pela orla para que você descubra a opção de passeio que mais te agrada.

    Não deixe também de conhecer o Theatro José de Alencar, um dos monumentos artísticos mais expressivos da cidade. Aproveite e assista a algum espetáculo representativo da cultura local. Outra dica é ir até o Centro Cultural Dragão do Mar, um dos locais mais visitados da região. Possui atrações como o Memorial da Cultura Cearense e o Museu de Arte e o Cine-Teatro.

    No Farol do Mucuripe, é possível fazer um passeio guiado até a Estação Eólica de Fortaleza. Lá, é explicada a forma de produção da Estação, que oferece energia para cerca de três mil casas com a força dos ventos. O Farol, que foi construído em 1840 e funcionou por 111 anos, é a atual sede do Museu de Fortaleza.

    Para os programas de fim de tarde, a dica é ir até a Ponte dos Ingleses (conhecida também como Ponte Metálica), que fica na Praia de Iracema. Lá, o pôr do sol é satisfação garantida para aqueles que querem fechar o dia com chave de ouro.

    Como toda grande cidade, os pontos turísticos de Fortaleza são inúmeros. Também merecem ser lembrados o Mercado dos Pinhões, a Catedral de Fortaleza, o Museu do Ceará, a Estátua de Iracema e o Planetário Rubens de Azevedo.

Receba ofertas imperdíveis!

Assine a newsletter do Mundi e receba as melhores promoções de passagens aéreas e hotéis por email.




Publicidade

Publicidade

Avaliações e Dicas sobre Fortaleza

Avaliações e Dicas - Fortaleza

Publicidade