Sobre Curitiba

  • O apelido de “capital europeia” não é à toa. Curitiba é uma cidade que serve como exemplo no Brasil: eficiente transporte público, praças e ruas bem cuidadas e programação cultural extensa. Com temperaturas bem abaixo da média nacional, a cidade é atualmente uma das mais procuradas e visitadas pelos turistas durante todo o ano. A capital do Paraná oferece a seus visitantes todo o charme natural da cidade, aliada a suas atrações e programações culturais. Em dias mais frios, ambientes fechados como o Teatro Ópera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer são os espaços mais atrativos. Em dias de sol, vale a pena caminhar pelo Jardim Botânico da cidade, pelo Barigüi e também pela Praça Tiradentes. Seja no inverno ou no verão, Curitiba é sempre uma ótima escolha para quem busca um destino charmoso, bonito, moderno, cultural e inspirador.

  • Clima e População

    Curitiba é a sétima cidade mais populosa do Brasil, além de ser a maior do sul do país. Fundada no ano de 1693, a cidade conta hoje com uma população de mais de 1,8 milhão de habitantes.

    Curitiba tem um clima temperado marítimo. Localizada no sul do Brasil, a cidade fica numa zona de clima temperado com temperatura média anual de 15°C. Nos meses mais frios do ano, a média da temperatura é de 13°C, chegando a cair para -2°C nos invernos mais rigorosos. Durante o verão, a média dos termômetros é de 18° Celsius, podendo chegar a 30°C nos dias mais quentes.

    Entre as 26 capitais brasileiras, Curitiba, pela sua altitude, é a mais fria – mesmo estando a 600 km ao Norte de Porto Alegre, que é a capital mais meridional do país.

  • Pontos Turísticos

    Os bosques e parques estão entre os pontos turísticos mais procurados pelos visitantes. As belezas naturais são as principais características dos mais de 10 bosques e 26 parques existentes na cidade. Dentre os bosques, os que se destacam são: Papa, Gutierrez, Alemão e Capão da Imbuia. Este último é bastante procurado por causa do Caminho das Araucárias, uma trilha de 400 metros envolta por mata densa, onde 12 vitrines e painéis mostram, ao longo do trajeto, a relação entre fauna e flora numa floresta de araucárias.

    Os parques Barigüi, Iguaçu e o Passeio Público, junto com o Jardim Botânico municipal, completam o ecoturismo em Curitiba. O Parque Iguaçu é o maior da cidade e é responsável por dar acesso ao zoológico. Ele possui toda a infraestrutura necessária para um dia completo de lazer com a família, oferecendo churrasqueiras, quiosques, lanchonetes, campos para práticas esportivas, pistas para corridas, entre outras. Já o Jardim Botânico contém inúmeros exemplares da flora do Brasil e de outros países, espalhados por alamedas e estufas de ferro e vidro. A principal delas foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres.

    No roteiro da viagem, visitas aos museus de Curitiba devem estar entre as prioridades. O museu Oscar Niemeyer é parada obrigatória, tanto pela vocação para abrigar exposições de artes plásticas e design quanto pela arquitetura do gênio brasileiro das construções. O museu também é conhecido como Museu do Olho, devido ao monumento anexo que lembra um olho suspenso – que deu fama ao prédio.

    O Teatro Guaíra está entre os maiores da América Latina, com três auditórios dotados de excelente acústica e boa capacidade de lotação. Ele faz parte do Centro Cultural Guaíra, que engloba outros prédios e instituições voltadas para atividades culturais, como a Orquestra Sinfônica do Paraná, o Balé Teatro Guaíra e o Teatro de Comédia do Paraná.

    Uma singularidade a ser também conhecida na cidade é o Relógio das Flores, que foi um presente doado por joalheiros em 1972. É um jardim das horas que, durante cada mudança de estação do ano, floresce com cores vivas e diferentes. Localizado na Praça Garibaldi, o Relógio das Flores tem oito metros de diâmetro e funciona à base de emissão vibrátil de quartzo. É acionado com impulsos eletrônicos de um relógio-comando instalado na Igreja do Rosário.

    As velhas pedras das Ruínas de São Francisco contrastam com a animação que o local pode revelar. A antiguidade da obra inacabada da Igreja de São Francisco de Paula, na Praça João Candido, no centro Histórico, se harmoniza com a animação do comércio local e arquibancadas montadas ao ar livre. Sob as arquibancadas, uma rua coberta na forma de arcos abriga os pontos comerciais e culturais, com programação de música ao vivo nos fins de semana.

    A Torre Panorâmica vale ser conhecida pela vista que oferece. Ela tem 109,5 metros de altura, o que equivale a um edifício de 40 andares - e permite uma visão de 360 graus da cidade. No térreo, há uma exposição de telefones antigos e salas de projeção de vídeos.

  • Atrações e Programas

    Um excelente programa para se fazer é apreciar os espetáculos do Festival de Teatro de Curitiba, que acontece anualmente. O evento apresenta peças teatrais nacionais e internacionais e é referência nacional, contando com uma série de estreias que revelam grandes nomes da dramaturgia brasileira.

    Outra atração da cidade é fazer compras na feirinha do Largo da Ordem, que acontece todos os domingos pela manhã, bem no centro da cidade. A variedade de produtos envolve esculturas, pinturas, comidas típicas, exposição de carros e trabalhos artesanais. Procure fazer passeios a pé pela região central, como na área do calçadão da Rua XV, das praças Osório e Santos Andrade e da Rua Comendador Araújo. Tomar um café na Boca Maldita é um programa tradicional do curitibano. A região é envolta por edifícios e monumentos históricos não apenas para a cidade, mas também para o Estado do Paraná.

    Vale ficar ligado em programas bucólicos, como as feiras gastronômicas que são realizadas nos bairros. Cada dia da semana um bairro da cidade recebe feiras com tendas e barraquinhas que vendem de comida japonesa à comida baiana, passando por pratos típicos de imigrantes poloneses.

    Outra dica interessante é conhecer o município usando uma bicicleta. A rede de ciclovias se integra a vários pontos turísticos. É possível alugar uma no Passeio Público, um parque que fica entre o Centro Cívico e o centro da cidade, e começar o passeio. Existe ainda a Linha Turismo, uma linha de ônibus especial que circula nos principais pontos turísticos. Com ela, é possível conhecer os parques, praças e outras atrações da capital paranaense.

  • Vida Noturna

    Apesar da maior parte de seus estabelecimentos comerciais fecharem cedo e a cidade não ser famosa pela boemia, Curitiba tem uma vida noturna bastante agitada! As atrações noturnas da capital paranaense espalham-se por vários pontos da cidade – e são opções para todos os gostos e idades.

    O Centro reúne os espaços mais ecléticos, com muitos bares. Já no Batel, um dos bairros mais nobres da cidade, estão as boates e casas de show mais animadas da cidade. Nessa região fica a grande concentração de lugares modernos e de gente bonita.

    O Largo da Ordem também é uma ótima opção para quem quer curtir a vida noturna de Curitiba. Lá estão os bares e casas que nunca saem de moda e que tocam de tudo. É no Largo da Ordem que fica o famoso Bar do Alemão, um dos cartões-postais da cidade.

    Em Curitiba, não faltam bares para aproveitar o happy hour, sempre acompanhado de um bom chopp gelado. Nos dias mais frios, os drinks são a melhor pedida!

  • Gastronomia

    Curitiba é um lugar de excelente e diversificada culinária. Na cidade, é possível encontrar vários bares, restaurantes e cantinas de ótima qualidade. O bairro de Santa Felicidade é a região mais voltada para a gastronomia. Lá estão concentrados os principais restaurantes: desde os típicos até os de cozinhas internacionais como pizzarias, cantinas e galeterias.

    O típico prato curitibano é o barreado. É uma carne cozida com temperos e ervas, servido normalmente acompanhado de banana, farinha e pirão. Praticamente todos os restaurantes da cidade servem o famoso barreado.

    A gastronomia curitibana tem forte influência européia. Na cidade, você encontrará a melhor comida ucraniana servida no país e ótimos restaurantes alemães. Para quem gosta de comida italiana, Curitiba também é o lugar certo!

  • Transportes

    Andar de ônibus em Curitiba é fácil, prático e barato. O transporte urbano em Curitiba tem características inovadoras e é considerado um dos mais modernos do Brasil. Denominada de Rede Integrada de Transportes (RTI), a operação conta com 465 linhas de ônibus urbanas e metropolitanas. Para ir de um bairro a outro da cidade, andar de ônibus é prático e também seguro.

    Para quem deseja fazer um passeio turístico, uma ótima opção são os ônibus especiais da Linha Turismo. Eles oferecem um passeio de 2 horas e meia pela cidade, passando por 25 pontos turísticos de Curitiba. A Linha Turismo funciona de terça à domingo, das 09h às 17:30h, e os ônibus saem de 30 em 30 minutos. A tarifa é de R$20 e o embarque pode ser feito em diferentes pontos da cidade, inclusive na Praça Tiradentes.

    Para sair à noite, prefira táxi. As tarifas curitibanas não são caras e é a forma mais fácil e segura de se locomover durante a noite na cidade. Curitiba possui diversas companhias e cooperativas de táxi que funcionam 24 horas por dia que, certamente, são a melhor opção para curtir a noite da capital paranaense.

    A cidade de Curitiba ainda não tem metrô. O sistema urbano de transporte preferiu organizar o sistema de ônibus da cidade em vez do metrô, principalmente em função do custo. Mas os estudos e projetos para construção de metrô na cidade já foram iniciados.

    Curitiba não possui índices de violência elevados, mas, como em toda grande cidade, alguns cuidados básicos de segurança são sempre necessários. O principal é não reagir em casos de furtos ou assaltos. Para evitar ocorrências desse tipo, evite expor seus objetos pessoais enquanto caminha pela rua e quando estiver dentro de ônibus ou metrôs. Em caso de problemas, procure alguma autoridade policial, como a Polícia Militar ou a Guarda Municipal.

Receba ofertas imperdíveis!

Assine a newsletter do Mundi e receba as melhores promoções de passagens aéreas e hotéis por email.

Fotos Curitiba (18)

Foto Curitiba - Master User

Curitiba, Enviado por Master User

Ver mais Fotos

Hotéis em Curitiba

Ver todos os hotéis em Curitiba

Publicidade