Sobre Cancún

  • Cancun, localizada na Península de Yacatán, precisamente no estado mexicano de Quintana Roo, é o típico destino que turista algum coloca defeito. O clima de férias permanente toma conta da cidade, que oferece uma quantidade enorme de pontos turísticos, indo de balneários inacreditavelmente belos até monumentos e parques que resgatam a cultura do povo Maia, ancestrais que viveram naquela região.

  • Clima e População

    O clima é do tipo tropical úmido, influenciado pelas correntes oceânicas quentes. Elas são responsáveis pelo ambiente quente e chuvoso que predomina na região. A média da temperatura anual é de 27º Celsius, com variação entre 20º e 30º C ao longo dos meses.

    Os meses em que o clima fica mais seco são março e abril, com apenas dois ou três dias de chuva. Os meses de chuva, que costumam ocorrer no verão, vão de agosto a novembro. As tempestades tropicais, os ciclones e os furacões, fenômenos típicos da área, costumam ocorrer nos meses de setembro e outubro.

    A população é de cerca de 500 mil habitantes, que se dividem em duas grandes áreas: o Centro e a Zona Hoteleira. O idioma oficial é o espanhol, mas o inglês é falado em todas as principais áreas turísticas. A maior parte dos mexicanos que moram em Cancun vive no Centro, enquanto a Zona Hoteleira é habitada, principalmente, pelas pessoas que trabalham com turismo e os próprios turistas.

  • Pontos Turísticos

    Os parques são grandes atrações de Cancun. Entre todos que existem, Xel-Ha e Xcaret são boas dicas para se conferir. Eles são considerados parques eco-arqueológicos, pois reúnem algumas das mais belas praias da região, lagoas, piscinas naturais, canais e até um rio subterrâneo com peixes coloridos. Além disso, nos sítios arqueológicos desses parques é possível conhecer os vestígios das civilizações antigas que moraram por lá.

    A História materializada é um ponto forte da cidade. Ela pode ser conferida em ruínas milenares, como Chichen e Itzá. Elas são as mais populares da região, abrigando um dos sítios mais preservados da península. Uma de suas pirâmides, a El Castillo, tem disposição astronômica perfeita: são quatro escadarias, voltadas para os pontos cardeais, e que somam 365 degraus – um para cada dia do ano!

    O sítio arqueológico Tulum, que fica a 131 quilômetros de Cancun, reúne templos e palácios construídos durante a civilização maia. Já a cidade de Cobá, distante apenas 100 quilômetros do centro de Cancun, abriga a pirâmide Nohoch Mul, que tem 42 metros de altura e 120 degraus, sendo a mais alta da península de Yucatán.

    As ilhas que existem na península deixam qualquer visitante perdido na hora de decidir quais delas é preciso conhecer. Porém, Isla Mujeres e Cozumel são duas das ilhas mais conhecidas e famosas de Cancun. Ambas ficam nas proximidades da cidade e tem como principais atrações o nado com golfinhos, o mergulho em cavernas e passeios maravilhosos entre os mais de 65 tipos de corais da ilha. As cavernas de Akumal são referência mundial e extremamente procuradas para mergulho, ainda que estejam distantes 200km de Cancun.

    Em Riviera Maia, a 60 quilômetros do centro da cidade, está uma das mais charmosas praias da península de Yucatán, a Playa Del Carmen. Trata-se de uma extensa praia de areia branca, coqueiros e águas tranqüilas que vão de verde-esmeralda a turquesa, com uma floresta subtropical e uma típica vila de pescadores mexicanos.

  • Atrações e Programas

    Aproveitar as praias com o banho de mar é obrigatório em Cancun. Playa Langosta e Playa Tortugas são boas opções para nadar e mergulhar de snorkel, conjugando mar calmo e infraestrutura de restaurantes e esportes náuticos.

    Passear ou caminhar é um programa que garante uma visão geral da cidade. Como ela é dividida em duas grandes áreas – o Centro e a Zona Hoteleira -, comece por qualquer uma delas e tenha uma vista panorâmica do povo caribenho. O Centro é mais antigo e pitoresco e ali é possível encontrar vários mercados ao longo da Avenida Tulum. Existem também restaurantes e lojas para todos os gostos e bolsos.

    Já a Zona Hoteleira é uma faixa de areia de 22 quilômetros onde está a maioria dos hotéis de Cancun. É aqui que fica também a maior parte dos restaurantes, bares, discotecas e shoppings. A Zona Hoteleira tem a forma curiosa do algarismo 7 e é percorrida por uma ampla avenida chamada Kukulcan Boulevard. Dar uma volta no entorno da enorme lagoa interna chamada Nichupte é diversão garantida.

    Um programa inesquecível é o que leva ao CrocoCun, um pequeno zoológico que fica na saída ao sul de Cancun. Ele exibe répteis e mamíferos típicos da região como papagaios, cães mayas, macacos e gazelas. A coleção de répteis é fantástica e pode-se até interagir com alguns animais como, por exemplo, pegar em crocodilos bebês e colocar cobras no pescoço.

    Praticar esportes é um programa que pode ser tanto radical quanto tranquilo. Os que preferem atividades mais movimentadas e radicais, vão gostar de sobrevoar as praias de Cancun içados pelos barcos ao longo do mar. Também é possível andar de Jet-ski na lagoa Nichupte, indo ao encontro da natureza selvagem através da densa vegetação localizada no lado norte da lagoa.

    Aqueles que preferem algo mais calmo sem abrir mão da esportividade, vão gostar de praticar Snorkel em vários pontos turísticos como no parque Xcaret, ou embarcar em um submarino para descobrir a vida marinha que fica escondida dos olhos dos turistas. O nado com golfinhos em Islã Mujeres ou a visita a ilha artifical Paraíso são outras atrações que marcam o álbum de qualquer turista em Cancun.

    O Instituto Nacional de Antropologia e o Museu de Arte Popular são bons lugares em que a história antiga e contemporânea estão organizadas para quem quiser voltar ao passado. O Instituto tem uma coleção de artefatos (armas, utensílios domésticos, ferramentas) com vários deles com mais de 1.000 anos de história. O Museu, por sua vez, exibe obras contemporâneas cuidadosamente organizadas em coleções de máscaras, bonecos, vestimentas e pinturas. Algumas relembram efemérides regionais, como o Dia dos Mortos e da Virgem de Guadalupe.

  • Vida Noturna

    A vida noturna de um balneário como Cancun reserva muita agitação, conforto e opções de lugares para quem chega por lá.

    A Zona Hoteleira é o local onde estão as principais boates e casas noturnas da região, principalmente no trecho entre as praias Tortugas e Chacmool. Há pistas de dança com shows de luzes, espetáculos de aeróbica, música techno e, claro, legítimos sons latinos.

    O The City é um local que reúne diversos bares, cujas instalações monumentais e os efeitos sonoros impressionam os visitantes de cara. Mais próximo do centro de Cancun, ficam as casas especializadas em música ao vivo, cujo ritmo mais tocado e dançado é a salsa.

    As boates que mais chamam atenção geralmente oferecem várias atrações pra curtir em uma única noite. Pistas de dança com ritmos de todos os tipos, baladas em barcos, refeições saborosos entre um DJ e outro e até jogos em cassinos são os tipos de atração que os turistas podem encontrar em uma única noite em Cancun. Um exemplo de casa noturna nesse estilo é a La Boom, mundialmente conhecida pelas festas animadas que duram a madrugada inteira.

  • Gastronomia

    Cancun se beneficia por estar localizada em um país que possui uma das culinárias mais criativas e apreciadas do mundo. A mistura perfeita entre todos os ingredientes imagináveis dá certo nos pratos mexicanos, que são encontrados facilmente pelas ruas de Cancun. Abacate, pimenta, saladas, carne e feijão são apenas alguns dos alimentos que se usa - e que se unem - nas receitas mexicanas.

    A variedade de restaurantes que servem comida local, a maioria com muita qualidade e bons preços, destaca no cardápio pratos como o guacamole (creme de abacate), as enchiladas (panquecas recheadas com carne), os tacos (tortilhas geralmente recheadas com carnes e salada) e os burritos (tortilhas recheadas com carne, salada e feijão). Eles estão entre os as mais tradicionais - e saborosas - criações do país.

    Além da culinária regional, a cidade dispõe de casas especializadas na culinária internacional. Os melhores pratos da gastronomia de todos os lugares do mundo ganham um diferencial quando preparados com os peixes e frutos do mar caribenho.

    Se a ideia é economizar, recomenda-se procurar o centro da cidade para comer bem e com um preço baratinho. O centro é muito mais freqüentado pelos nativos do que pelos turistas, o que diminui o preço das refeições. A Zona Hoteleira, por sua vez, tem os restaurantes cujos preços variam entre o razoável e o muito caro.

  • Transportes

    Andar em Cancun é fácil, seja por meio do transporte público – que é bastante eficiente – ou dos táxis. O uso de balsas para chegar até alguns pontos turísticos é comum e não deixa os passageiros na mão. Também há várias locadoras de automóveis, caso a ideia seja dirigir a cidade por conta própria e na hora que quiser.

    A melhor maneira para andar pela Zona Hoteleira é o táxi, pois o preço da corrida pode ser negociado previamente com o motorista. Também é possível descobrir o valor do trajeto no próprio hotel, antes de entrar no carro. Como essa região fica ao longo da Boulevard Kukulcan, os estabelecimentos, como hotéis e restaurantes, são definidos de acordo com a quilometragem da avenida.

    O centro é compacto e isso facilita a locomoção a pé. Não é tão organizado quanto a Zona Hoteleira, mas oferece inúmeras opções de comprar em feiras artesanais e hospedagem mais baratas. Além disso, o terminal rodoviário está localizado no centro, levando os turistas para quase todos os cantos da cidade. As embarcações têm a vantagem de levar a alguns tradicionais destinos turísticos, como as ilhas de Cozumel e Isla Mujeres.

    Com respeito à segurança em Cancun e arredores, o viajante pode ficar completamente tranqüilo e transitar sem preocupação. Andar nos centros comerciais, nas ruas, avenidas e praias é um passeio seguro. Porém, como em qualquer cidade do mundo, é bom evitar zonas afastadas, desertas e não descuidar dos objetos pessoais.

Receba ofertas imperdíveis!

Assine a newsletter do Mundi e receba as melhores promoções de passagens aéreas e hotéis por email.

Fotos Cancún (18)

Foto Cancún - rene1502

Cancun, Enviado por rene1502

Ver mais Fotos

Hotéis em Cancún

Ver todos os hotéis em Cancún




Publicidade

Publicidade

Avaliações e Dicas sobre Cancún

Faça uma avaliação

Avaliações e Dicas - Cancún

Publicidade