Sobre Buenos Aires

  • Buenos Aires

    A cidade de Buenos Aires é famosa pelo tango e pela semelhança com as capitais europeias. Atualmente, é o destino mais procurado da Argentina e um dos mais desejados na América do Sul. A cidade pode ser considerada como um dos locais mais elegantes e charmosos em que o novo e o velho estão em perfeita harmonia, seja na história, no cotidiano ou nas tendências da capital portenha.  

  • Gastronomia

    A gastronomia de Buenos Aires é, certamente, um de seus pontos altos. Famosa por suas fabulosas carnes – a conhecida parrila -, a cidade tem excelentes restaurantes especializados no preparo de pratos como o asado de tira (tiras de costela), vacío (fraldão), morcilla (lingüiça de sangue), miúdos como mollejas (timo), riñones (rins), chinchulines (tripas) e criadilla (testículos). Assados em uma grelha (daí o nome parrilla para o churrasco argentino), sob um colchão de brasas de madeira dura ou carvão, esses cortes constituem o cartão-postal da culinária do país.

    Outra opção característica de Buenos Aires são as famosas empanadas, uma leve massa que pode ser recheada com diversos ingredientes. As mais comuns são as empanadas recheadas com pedacinhos de carne, cebola, ovos, azeitonas e temperos.

    Além disso, a maioria dos restaurantes portenhos serve massas, guisados, cozidos, peixes e frutos do mar.

    Um capítulo à parte na gastronomia argentina são os vinhos, conhecidos em toda a região, especialmente o tinto. Os vinhos das melhores adegas argentinas encontram-se em Recoleta, Palermo, Lãs Cañitas, Puerto Madero e Retiro.

     

  • Vida Noturna

    Buenos Aires se caracteriza por sua vida noturna intensa, que costuma se estender até de manhã. A cidade dispõe de restaurantes, boates, bares, pubs e também de cassinos. Palermo, Las Cañitas, San Telmo, Retiro, Puerto Madero e Recoleta são os bairros e regiões que menos dormem e oferecem mais opções.

    As boates e os pubs ficam movimentados no início da madrugada, após a meia-noite. Com cerca de US$ 6 de consumação, é possível aproveitar a noite em uma típica cervejaria argentina, a uma danceteria ou a um bar temático.

    Também existem lugares mais tranquilos, românticos e menos movimentados. Restaurantes, casas de vinho e de tango são programas para turistas que buscam calmaria. As casas oferecem ótimos vinhos, jantar (entrada, prato principal e sobremesa), a preços baixos. Na cidade, um jantar para um casal sai por volta de  US$ 35.

     

  • Transportes

    Uma forma confortável e barata de passear pela cidade é o uso de táxi. Os preços são bastante em conta e valem a pena pela segurança, rapidez e conforto. Há também os “remises” (frota de carros com rádio-chamada que cobram uma tarifa fixa proporcional à distância). Durante a noite, o mais indicado é pegar taxis de cooperativas, por questão de segurança.

    Outra ótima opção é o metrô. Além de barato - o preço custa cerca de 1 peso -, ele é o metrô mais antigo da América Latina. Atualmente, existem 6 linhas que cortam a cidade. A linha A é a mais antiga e, por isso, é também um ponto turístico inusitado, onde é possível ver os trens utilizados nas viagens de inauguração, em 1913.

     

    O uso dos ônibus também é indicado. São mais de 100 linhas que levam os passageiros a todos os lugares da capital. Como em toda grande metrópole, alguns cuidados básicos de segurança são necessários, principalmente em transporte público.

    Evite expor seus objetos pessoais enquanto caminha pela rua e quando estiver no ônibus ou metrô. Utilize o celular com atenção, evite carregar grandes quantias de dinheiro e, quando for pagar algo, procure ser discreto. Em caso de problemas, procure alguma autoridade policial da cidade.

  • Atrações e Programas

    Buenos Aires se destaca pela sua paixão pelo futebol. Um dos mais interessantes programas para se fazer na cidade é assistir a um jogo do time Boca Juniors no estádio de La Bombonera. O lugar é conhecido mundialmente e está localizado no bairro de La Boca. A capacidade é para 49.000 pessoas e um de seus apelidos é ”caldeirão do Boca Juniors”. Ali, o time é quase imbatível, dado o histórico de poucas perdas em casa. Após a partida, vale à pena visitar o museu que conta a história do time. Foram investidos milhões de dólares que garantem exposições de última tecnologia sobre a história do Boca Juniors.

    Nas tardes de domingo, um programa inesquecível na cidade de Buenos Aires é a famosa feira de antiguidades de San Telmo. A feira acontece todos os domingos. Lá, é possível olhar e comprar móveis, roupas, acessórios, souvenirs e tudo que se possa imaginar de característico da cidade.

    Outra opção de lazer é visitar os cafés de Buenos Aires. A cidade tem forte tradição nessas casas e em confeitarias. Um dos mais antigos e recomendados é o Café Tortoni, que tem as paredes cobertas de madeira e já recebeu personalidades como Frederico Garcia Lorca. Nesses locais é possível assistir a espetáculos de tango e outras danças e músicas, que ocorrem ao ar livre durante todo o dia.

  • Clima e População

    A cidade de Buenos Aires contabiliza mais de 10 milhões de habitantes - considerando a região metropolitana. É a segunda maior metrópole da América do Sul, atrás apenas de São Paulo, no Brasil.

    O clima é agradável durante todo o ano, com temperatura média de 18 graus. No verão, o calor é úmido e as manhãs costumam ser quentes, mas não insuportáveis. Já no inverno, principalmente no mês de julho, o agasalho deve ser vestido. Nesta época do ano, as temperaturas baixam muito, principalmente à noite - mas não chega a gear.

  • Pontos Turísticos

    Seria preciso passar meses em Buenos Aires para conhecer as atrações e os pontos mais interessantes da cidade. Mas é o mês de janeiro, durante o verão, a época de visitação mais indicada para os turistas que estão de passagem rápida. A calmaria desse período permite conhecer a diversidade cultural e a arquitetura, que são fortes características da capital argentina.

    Um dos pontos mais simbólicos da cidade é a Casa Rosada, sede do governo argentino desde a Revolução de Maio, em 1810. O palácio foi palco de várias manifestações políticas e artísticas da Argentina e também serviu de cenário para filmes como “Evita”.

    Em Buenos Aires, os bairros são atrações únicas. Um dos mais visitados é a Recoleta, famoso pelo charme e pelo requinte de suas ruas e das pessoas que por ali circulam. Estão localizados neste bairro o Museu Nacional de Belas Artes, a Biblioteca Nacional e o Cemitério da Recoleta, onde está enterrada Eva Perón.

    Puerto Madero é outro local que merece ser visitado. É um dos pontos mais jovens de Buenos Aires e abriga o porto Madero, construído no século XIX, responsável pelo nome do bairro. Lá é possível caminhar próximo aos famosos diques e vislumbrar construções imponentes, como os edifícios da rede internacional de hotéis Hilton. As boates e restaurantes são outro destaque, principalmente para quem quer conhecer as noitadas portenhas.

    Os parques naturais são ótimas atrações para uma visita pela manhã. O Jardim Zoológico de Buenos Aires e o Jardim Japonês sobressaem-se no roteiro. O Zoológico foi criado há mais de 100 anos e tem cerca de 2.550 animais. O Jardim Japonês reúne a beleza e o minimalismo dos jardins orientais. Lá, os pequenos jardins se espalham entre os lagos repletos de carpas multicoloridas.

    A paixão pelo esporte é um sentimento forte e característico na Argentina. O pólo e o futebol são os mais populares. Em Buenos Aires, o amor pelo futebol é notado no bairro de La Boca, onde está localizado o estádio La Bombonera, do tradicional clube Boca Juniors. Além de ser a casa do Boca, o bairro está próximo ao porto e chama a atenção por suas residências e edifícios multi-coloridos.

    Para quem deseja fazer compras, a rua Florida é o local ideal. Os produtos mais procurados são os de couro e de pele. As lojas da rua e dentro das Galerias Pacífico - shopping que ocupa grande parte da Florida - oferecem vantagens especiais para turistas. Basta apresentar o passaporte ou carteira de identidade, para conseguir descontos em produtos ou reembolsos de alguns valores gastos. A Rua Florida abriga mais de 100 lojas especializadas em roupas, brinquedos, eletrônicos, música, livros, entre outras categorias.

Receba ofertas imperdíveis!

Assine a newsletter do Mundi e receba as melhores promoções de passagens aéreas e hotéis por email.

Publicidade