Usina do Gasômetro

Usina do Gasômetro

- Visão Geral

A Usina do Gasômetro é um dos cartões-postais mais emblemáticos de Porto Alegre. O motivo é a história que mantém a cidade e a população unida ao longo dos anos. Hoje, a Usina é um Centro Cultural, que serve para reforçar as tradições locais. No entanto, esse ponto turístico já desempenhou outros papeis.

Tudo começa com a construção, em 1928, concretizada às margens do rio Guaíba, quando desde essa data torna-se um marco geográfico para os moradores. Inicialmente, a energia elétrica era obtida com a queima do carvão, o que gerava muita fumaça. Esse incômodo causou protestos por parte da população. Para resolver o problema, foi erguida uma chaminé com 137 metros de altura, que hoje é vista de vários pontos do município.

Embora o gás não fosse utilizado na produção de energia, o nome dela deve-se à proximidade com uma antiga usina de gás de hidrogênio, responsável, na época, pela iluminação pública da cidade. O edifício era dividido em três casas: Casa das Caldeiras, Casa das Máquinas e Casa dos Aparelhos. A parte externa deles tinha um revestimento que reproduzia o estilo neoclássico das escolas arquitetônicas.

- Localização

Fica no Centro da capital gaúcha, na Avenida Presidente João Goulart. Todos os meios de transporte levam ao centro cultural.

- O que fazer

Os programas culturais são as principais atrações, com a realização de exposições, peças teatrais, espetáculos de dança, exibição de filmes e eventos da cidade. O ano de 1989 marca o início das atividades socioculturais, sendo que no início da década de 1980 o estado e a prefeitura tombaram o prédio e a chaminé como patrimônio público. Hoje, a virada do ano, que é acompanhada de show pirotécnico e artistas, é uma das atrações do lugar.

Uma dica bastante válida é conhecer a produção dos artistas plásticas locais. Existem espaços para exposição no térreo, como a Galeria Iberê e a Galeria dos Arcos. Diversos artistas costumam ter seus trabalhos exibidos na Usina, como forma de valorização da cultura regional. Lá também existe uma sala de cinema com capacidade para 190 pessoas, tendo o privilégio de ser reconhecida como o primeiro cinema de Porto Alegre. Os turistas também encontram restaurantes e bares, que ficam lado a lado das salas de exposição.

- Quando visitar

A visitação pode ser feita o ano todo.

Já esteve em Usina do Gasômetro?
Seja o primeiro a avaliar!
Avaliar

Esse ponto turístico não possue avaliação.

 
0 de 0

 



Publicidade