Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional

Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional

A usina hidrelétrica Itaipu Binacional é um dos maiores orgulhos arquitetônicos e tecnológicos da engenharia brasileira. Ela é atualmente a maior usina geradora de energia do mundo e a segunda maior em tamanho do planeta.

Ela demorou 8 anos para ser construída, de 1974 e 1982, quando o vertedouro foi acionado para as primeiras turbinas funcionarem. O reservatório se estende por uma área de 170 quilômetros, abrangendo uma região de 1.350 quilômetros quadrados que cobre tanto o Brasil quanto o Paraguai.

Só a barragem tem quase 8 quilômetros e mede 196 metros de altura. Existem ao todo 20 turbinas geradoras, sendo que somente 18 delas funcionam ao mesmo tempo. Cada uma tem capacidade para produzir 700 MW e, por ano, a usina produz 90% da energia consumida no Paraguai e 19% do que é aproveitado pelo Brasil.

Esses números só perdem pra usina Três Gargantas, que fica na China. Itaipu tem recordes de tamanho e de visitação. Desde 1977, mais de 15 milhões de pessoas já passaram pelo local, sendo que em 2009 foram cerca de 300 mil visitantes.

- Localização

A Usina Itaipu Binacional está localizada sobre o rio Paraguai, na cidade de Foz do Iguaçu, mais precisamente entre a fronteira do Brasil e do Uruguai. Está distante do centro de Foz do Iguaçu apenas 12km e a 6km da Ponte da Amizade. O táxi é um excelente meio de transporte para chegar ao local, levando cerca de 15 minutos numa viagem entre a cidade e o complexo turístico da Usina. Ônibus também são válidos.

- O que fazer

Diversas atrações aguardam o visitante de Itaipu como Ecomuseu, shows de iluminação, deques de observação e refúgios biológicos. Entre os passeios obrigatórios está a visita ao vertedouro entre os meses de dezembro e fevereiro, quando é possível observá-lo em atividade, despejando água numa vazão equivalente a 40 Cataratas do Iguaçu. Outra dica é admirar a vista panorâmica a partir do mirante central, que pode ser acessado durante a visita instituicional. Durante o dia, no Ecomuseu, é possível conhecer a história da construção, enquanto à noite um passeio é realizado para admirar a barragem da usina iluminada por uma combinação de luzes coloridas.

- Quando visitar

Uma dica é se informar sobre a cheia do rio Paraná, quando o vertedouro é aberto e um espetáculo acontece aos olhos dos turistas. Mas, a visita durante todo o ano vale a pena.

Já esteve em Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional? Avaliar

Mostrando 1 - 3 de 3 resultados encontrados

Uma aula de modernidade

Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional
5

Avaliação escrita em: 14 de Abril de 2011
Ponto Turístico visitado em: Março de 2011

Um lugar para encantar os olhos. A Usina de Itaipu supera as expectativas de todo aquele que gosta de lugares diferentes, seja pela beleza ou pela modernidade do próprio negócio. Encanta os olhos pela grandeza da construção, pela conservação apresentada, pela organização e monitoramento do passeio, pelo filme auto explicativo, pelo volume de águas do lago e dos vertedouros e principalmente pela preocupação demonstrada ao visitante com a manutenção do lugar e com o bem estar com as pessoas que ali trabalham. É um passeio, que demonstra através da beleza, o quanto é importante fazer um trabalho competente.
 

2 de 3 pessoas (67%) acharam esta avaliação útil.

Esta avaliação ajudou você? Sim | Não

Sonho realizado

Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional
4

Avaliação escrita em: 27 de Maio de 2011
Ponto Turístico visitado em: Abril de 2011

Parecia um sonho ao deparar com tamanha grandiosidade, constatar o que se vê através das televisões, sentir a natureza em beneficio de muitos e ainda que a energia que emana de suas turbinas vem da energia do homem. Foi lindo, maravilhoso, um encanto verdadeiro. Voltaria sim e para visitar mais e mais.
 

Esta avaliação ajudou você? Sim | Não

Espetacular

Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional
5

Avaliação escrita em: 26 de Novembro de 2012
Ponto Turístico visitado em: Novembro de 2012

Pessoal, na verdade não fui com muito entusiasmo pelo lugar mas chegando na Usina é magnifico, sem palavras, foi o unico lugar de FOZ que me emocionei..nunca pensei ver algo tão espetacular..embora os outros atrativos de Foz são ótimos também. Fui à noite na iluminação mas se algum dia tiver oportunidade novamente quero conhecer tudo indo de dia dentro da usina. Pessoal vale a pena! Um abração.
 

Esta avaliação ajudou você? Sim | Não

1
 
0 de 0

 



Publicidade