Teatro Amazonas

Teatro Amazonas

Praça S. Sebastião -
  • Avaliações: 4.75 de 4

- Visão Geral

O Teatro Amazonas é uma das obras da capital amazonense de maior destaque em todo o país. Com mais de 100 anos, o belíssimo prédio carrega a história não só da cidade, mas também das transformações e avanços Manaus viveu em mais de um século. Sua construção está ligada ao ciclo da borracha na região norte e sua idealização é o reflexo da riqueza gerada com a exploração do látex no Amazonas.

Ele é o segundo maior teatro da região norte, atrás apenas do Teatro da Paz, em Belém, no Pará. A riqueza produzida pelo Ciclo da Borracha foi a responsável por garantir recursos e mão de obra utilizados na construção do prédio, que foi erguido com o propósito de abrigar os eventos culturais que fervilhavam em Manaus durante o seu auge. Ele demorou 2 anos para ficar pronto, com inauguração em 1896. O prédio é de inspiração neoclássica, mas é caracterizado como eclético devido à presença de vários outros estilos. O colorido verde e amarelo de sua abóboda chama a atenção por fazer referência às cores da bandeira brasileira. Cerca de 700 espectadores tem acesso à platéia, enquanto o salão nobre consegue abrigar confortavelmente 200 pessoas.

- Localização

Está localizado na praça São Sebastião, no centro de Manaus.


- O que fazer

O primeiro passo dos turistas que visitam o teatro é conhecê-lo por completo. A visita pode ser feita por conta própria, começando a partir da praça São Sebastião, local que descortina uma visão panorâmica do prédio centenário. As visitas guiadas são excelentes opções para aqueles que procuram mais informações. Os detalhes são esmiuciados em um passeio que dura cerca de 30 minutos. Os guias contam a história e contextualizam os objetos e a construção do prédio com o ciclo da borracha. Eles também relembram os principais espetáculos encenados nos palcos e os fatos curiosos sobre a história do teatro.

Observar a arquitetura interna do prédio é outro passatempo imperdível. A imponência da cúpula interna é impressionante. São 36 mil peças de cerâmica esmaltada, importadas da Europa para serem cravadas na redoma que concretizam a beleza do projeto do italiano Domenico de Angelis, responsável pela decoração interna. Após uma reforma na década de 1990, o Teatro Amazonas recebe espetáculos quase todos os dias, entre exibições gratuitas e obras de maior porte. Entre os nomes que já passaram por lá estão desde aa bailarina britânica Margot Fonteyn ao ex-Pink Floyd Roger Waters, passando pelo White Stripes, dupla de rock de Detroit.

- Quando visitar
O ano todo. Mas vale lembrar que em Manaus faz muito calor e é muito úmido.

Já esteve em Teatro Amazonas? Avaliar

Mostrando 1 - 4 de 4 resultados encontrados

Teatro Amazonas

Teatro Amazonas
4

Avaliação escrita em: 19 de Setembro de 2010
Ponto Turístico visitado em: Julho de 2010

Um lugar incrível. Vale a pena visitar e conhecer um pouco mais da história do Brasil.
 

2 de 5 pessoas (40%) acharam esta avaliação útil.

Esta avaliação ajudou você? Sim | Não

Sonho

Teatro Amazonas
5

Avaliação escrita em: 10 de Novembro de 2010
Ponto Turístico visitado em: Outubro de 2010

Fui a Manaus, e tive o prazer de conhecer o teatro Amazonas. Minhas palavras se resumem em: Sonho, Magia. Beleza, enfim, fiquei encantada com o que vi.
 

2 de 5 pessoas (40%) acharam esta avaliação útil.

Esta avaliação ajudou você? Sim | Não

monumental

Teatro Amazonas
5

Avaliação escrita em: 22 de Janeiro de 2011
Ponto Turístico visitado em: Abril de 2010

um verdadeiro brilho de arquitetura moderna, agregada ao glamour da historia da epoca da borracha e suas riquezas. vale a pena conhecer Manaus e visitar tambem presidente figuredo com suas belas cachoeiras..
 

2 de 5 pessoas (40%) acharam esta avaliação útil.

Esta avaliação ajudou você? Sim | Não

O teatro dos sonhos

Teatro Amazonas
5

Avaliação escrita em: 18 de Abril de 2011
Ponto Turístico visitado em: Abril de 2011

Considerado um dos mais lindos e maravilhosos teatros. O teatro Amazonas ostenta grande beleza e riqueza oque faz a cidade de Manaus ser mais linda do que é. O teatro possui diversos ambientes, concebidos com diferentes materiais, daí ser considerado um espaço sobremaneira eclético. É, sem dúvida, o mais importante prédio da cidade, não somente pelo seu inestimável valor arquitetónico, mas principalmente pela sua importância histórica, uma prova viva da prosperidade e riqueza vividos na fase áurea da borracha. O teatro é referência para espetáculos regionais, nacionais e internacionais. Já passaram pelo palco do Teatro Amazonas: Margot Fonteyn e Christoph Schlingensief.
 

2 de 5 pessoas (40%) acharam esta avaliação útil.

Esta avaliação ajudou você? Sim | Não

1
 
0 de 0

 



Publicidade