Ponte Hercílio Luz

Ponte Hercílio Luz

  • Avaliações: -0.05 de 0

- Visão Geral

A ponte Hercílio Luz é a construção monumental de Florianópolis que liga a parte continental à parte insular da capital do estado catarinense. Está entre os cartões postais mais conhecidos da região Sul do Brasil e, devido ao seu porte, é uma das maiores pontes suspensas do mundo.

Sua construção foi iniciada em 1922 e, após 4 anos, ela foi inaugurada. O projeto começou a ser executado no governo de Hercílio Luz, homenageado com o nome da ponte, e teve como responsáveis técnicos dois engenheiros norte-americanos. Assim que entrou em operação, ela foi vista como a solução para o problema da travessia entre as duas partes da cidade.

Atualmente, ela é um dos pontos turísticos mais fotografados de Florianópolis. Mas o trânsito sobre ela está interditado desde 1991, quando um último relatório foi emitido destacando a necessidade de reforma. Até 2012 ela estará fechada por causa das obras de restauração.

- Localização

Fica em Florianópolis, no estado de Santa Catarina.

- O que fazer

Por ser uma das maiores pontes pênseis (sustentada por cabos) do mundo, o percurso que ela oferece dá uma visão panorâmica da cidade de Florianópolis. Uma caminhada pela Hercílio Luz corre uma distância de quase 1 quilômetro, que é o tamanho da extensão. No total, são 28 vãos, 2 torres principais e 12 torres secundárias.

As maiores torres possuem 74 metros de altura, sendo que, da água do mar até o vão pênsil, são mais de 30 metros de altura. A estrutura de aço da ponte pesa, aproximadamente, cinco mil toneladas. O mirante situado à cabeceira insular proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do centro da cidade. Na área também estão situados o Museu da Ponte (desativado) e o Parque da Luz.

Atualmente, as típicas opções de lazer na ponte Hercílio Luz, como a travessia a pé ou de bicicleta, estão suspensas devido às obras de restauração. Mas, pela rua Adolfo Konder, no Centro, é possível chegar bem próximo e fotografá-la de um ângulo diferente.

- Quando visitar

A visita pode ser realizada o ano inteiro, sem restrições quanto às estações do ano.

Já esteve em Ponte Hercílio Luz?
Seja o primeiro a avaliar!
Avaliar

Esse ponto turístico não possue avaliação.

 
0 de 0

 



Publicidade