Parque Nacional da Tijuca

Parque Nacional da Tijuca

O Parque Nacional da Tijuca foi criado em 6 de julho de 1961 e, atualmente, é o parque nacional mais visitado do Brasil, recebendo mais de 2 milhões de visitantes por ano. Sua história de preservação começou em 1861, numa iniciativa pioneira ordenada por D. Pedro II, onde um processo de desapropriação territorial e de reflorestamento resultou na regeneração natural da vegetação, propiciando a exuberante floresta que existe hoje. Dividido em quatro setores (Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca), o Parque é um fragmento do bioma da Mata Atlântica e parte integrante da Reserva da Biosfera no Rio de Janeiro.
Através dos anos, o Parque Nacional da Tijuca tornou-se uma importante área de lazer, proporcionando meios para a prática de esportes e a contemplação da natureza. A existência de alguns marcos e símbolos da cidade do Rio de Janeiro, como a estátua do Cristo Redentor, a Pedra da Gávea e o Parque Lage transformou o Parque em um ponto de atração turística de nível internacional. Além desses marcos, ainda temos a Vista Chinesa, a Capela Mayrink e a Mesa do Imperador. Devido ao seu relevo montanhoso, também se destacam o Pico da Tijuca, a Serra da Carioca (onde se localiza o Corcovado), o conjunto Pedra Bonita/Pedra da Gávea e a Serra dos Pretos-Forros & Covanca.
O Parque funciona diariamente das 8h às 17h, e até 18h no verão (exceto Corcovado). Suas muitas estradas permitem visitá-lo a pé, de bicicleta, motocicleta, auto e ônibus. Para conhecer a Estátua do Cristo Redentor e o espetacular Mirante do Corcovado, é oferecida também a opção do trem. Vale lembrar que, por ser compartimentado, o Parque Nacional da Tijuca pode ser visitado por diferentes caminhos.

Já esteve em Parque Nacional da Tijuca? Avaliar

Mostrando 1 - 2 de 2 resultados encontrados

Espetáculo

Parque Nacional da Tijuca
5

Avaliação escrita em: 28 de Maio de 2010
Ponto Turístico visitado em: Maio de 2010

simplesmente espetacular!
 

1 de 2 pessoas (50%) acharam esta avaliação útil.

Esta avaliação ajudou você? Sim | Não

Caminhada de aventura na Floresta da Tijuca

Parque Nacional da Tijuca
5

Avaliação escrita em: 26 de Outubro de 2011
Ponto Turístico visitado em: Outubro de 2011

A Floresta da Tijuca é um belo parque para o uso do público, localizada na cidade do Rio de Janeiro, a poucos minutos da maior parte dos bairros do Rio,uma deslumbrante floresta urbana, que foi parcialmente replantada e se desenvolveu ao longo dos anos por processos naturais de sucessão ecológica,numa área com cerca de 3.200 hectares, tem a grande vantagem de mesclar centenas de espécies da fauna e da flora só encontradas na Mata Atlântica. A Floresta da Tijuca possui recantos e atrativos históricos que merecem ser visitados, como: a Cascatinha, a Capela Mayrink, o Mirante Excelsior, o Barracão, a Gruta Paulo e Virgínia, o Lago das Fadas, Vista Chinesa e o Açude da Solidão, pontos freqüentados por famílias inteiras nos fins de semana. Nas várias trilhas existentes na Floresta da Tijuca existem caminhadas leves, médias e pesadas e com grandes aventuras.
 

Esta avaliação ajudou você? Sim | Não

1
 
0 de 0

 



Publicidade