- Visão Geral

O Parque Barigui é um dos lugares mais freqüentados tanto pelos moradores da cidade quanto pelos turistas. Os curitibanos adotaram o local como um refúgio onde é possível se divertir e relaxar. Já os turistas são levados até o parque para conhecê-lo, admirar a natureza ao redor e praticar algumas atividades que existem por lá, como as trilhas e caminhadas.

A história do Barigui começa pelo nome, que vem da cultura dos índios que habitavam a atual região do parque antes da fundação de Curitiba. “Rio do fruto espinhoso” é o significado de Barigui, que já foi sesmaria e em 1972 se transformou em parque.

A criação do parque foi um planejamento para evitar a ocupação irregular das margens do rio Barigüi. Com isso, pretendia-se combater as enchentes e o desgaste da mata nativa da região.

Hoje, toda a sua área de cerca de 1,5 milhão de metros quadrados é responsável por abrigar a maior parte dos curitibanos e turistas que procuram lazer ao livre. Ele está entre os maiores parques urbanos da capital e o lago tem aproximadamente 230 mil metros quadrados.

- Localização

O parque Barigui está na região dos bairros Champagnat e Cascatinha, sendo que o trajeto do ônibus turístico da capital passa pelo parque. O transporte público também leva à região onde fica o Barigui e outra alternativa é utilizar a malha cicloviária que interliga os parques urbanos da capital paranaense.


- O que fazer

O Barigui é um local onde a diversão e o sossego são garantidos. Para o lazer, existem diversos equipamentos e instalações, como pistas para caminhadas e corridas, aparelhos para ginástica ao ar livre, churrasqueiras, salões de exposição e até um museu – o museu do Automóvel.

Diversos animais fazem a alegria das crianças que passeiam pelo parque. São espécies como preás, socós, garças brancas, gambás, tico-ticos, sabiás e dezenas de outros animais nativos que fazem do Barigüi a sua morada.

- Quando visitar

Durante todo o ano. No inverno, embora o frio possa ser empecilho para alguns, a paisagem que se forma com as geadas tem uma beleza impressionante. O lago do parque fica coberto de gelo e revela uma paisagem exuberante.

Já esteve em Parque Barigüi?
Seja o primeiro a avaliar!
Avaliar

Esse ponto turístico não possue avaliação.

 
0 de 0

 



Publicidade