Museu Théo Brandão

Museu Théo Brandão

Avenida da Paz 1490 -
  • Avaliações: -0.05 de 0

- Visão Geral

Os turistas que estão em Maceió devem visitar o Museu Théo Brandão, considerado como a sede da cultura popular de Alagoas. Ele foi criado para abrigar as obras populares da região e o nome que recebe é uma homenagem ao folclorista que doou várias obras para a Universidade Federal de Alagoas.

O início do trabalho cultural desenvolvido pelo museu foi em 1975, servindo como centro cultural para a comunidade. Em 1977, todo o acervo foi transferido para uma nova sede, localizada no Centro da cidade, e mais adequada às necessidades do público. No entanto, em 1988, um incêndio danificou seriamente as instalações, que foram se deteriorando ainda mais ao longo dos anos. Professores da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) e a comunidade de Maceió se reuniram e, em 1997, começaram um movimento para conseguir recursos para a restauração do prédio. Em 2002, ele foi reaberto e voltou a receber todas as atividades, inclusive os passeios e visitações para turistas.

- Localização

Fica na Avenida da Paz, no centro de Maceió.

- O que fazer

Explorar a cultura popular alagoana. Essa é a melhor dica para se aproveitar o museu. O prédio chama atenção pela beleza, de estilo eclético, e já serviu como residência, hotel e até restaurante. As exposições permanentes mostram diversos cenários do estado do Alagoas, como as condições sócio-econômicas, a tradição agrária e os tipos regionais. Entre os objetos de destaque estão a moringa antropomorfa; a cerâmica figurativa; os caçuás e os chapéus artesanais; as rendas e bordados; as xilogravuras e um vasto arquivo áudio-visual sobre antigas manifestações do folclore brasileiro.

Algumas salas focam a exposição de objetos e fotografias que ressaltam o trabalho manual dos artesãos alagoanos, enquanto outras trabalham por meio das obras expostas, as manifestações religiosas, como o catolicismo e o candomblé. A gastronomia, a música e o folclore, como os folguedos populares (denominação típica em Alagoas para as manifestações populares), também possuem salas próprias. A biblioteca do museu também possui vasto conteúdo sobre a cultura local, sendo uma ótima opção para turistas que se interessem por conhecer um pouco mais sobre os traços regionais desse povo.

- Quando visitar

O museu pode ser visitado sem restrições, de terça à sexta, em dois horários. No fim de semana, funciona somente à tarde.

Já esteve em Museu Théo Brandão?
Seja o primeiro a avaliar!
Avaliar

Esse ponto turístico não possue avaliação.

 
0 de 0

 



Publicidade