Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer

- Visão Geral

O Museu Oscar Niemeyer é um importante centro de artes de Curitiba e um ponto turístico muito visitado. Ele possui diversos atrativos, mas a arquitetura de seus dois prédios é o que mais chama a atenção dos turistas que visitam o lugar. Com o segundo maior vão livre em concreto armado do Brasil, possui um prédio anexo no formato de um olho que lhe rendeu o apelido local de “Museu do Olho”.

A história do museu começou em 1967, com a construção do primeiro edifício, que possui o vão livre e primeiramente abrigou um instituto de educação. Ao longo dos anos, ele serviu também como sede das secretarias estaduais. Em 2002, o projeto de criação de um lugar em homenagem ao importante arquiteto brasileiro se concretizou e novas obras e reformas foram feitas. No mesmo ano, foi construído o anexo chamado de Olho. A estrutura tem 70 metros de comprimento, 30 metros de largura e uma cobertura que se apóia em uma torre de 21 metros. A passagem que liga os dois prédios é subterrânea e logo abaixo do “Olho” fica um lago.

- Localização

Fica no Centro Cívico de Curitiba, na rua Marechal Hermes, 999. Algumas referências ajudam a localizá-lo facilmente, como o Bosque João Paulo II, um parque urbano da cidade bastante conhecido. Os ônibus, táxis e carros os melhores meios para se chegar até lá. O funcionamento é de terça a domingo, das 14h às 18h e o ingresso custa R$ 4,00.

- O que fazer

Admirar a beleza arquitetônica do museu é um ótimo começo. Do lado de fora do prédio, uma vista panorâmica dos dois edifícios fica à disposição do turista para várias fotos. O projeto inovador de Niemeyer se revela nas linhas do Olho e do vão livre. Após entrar, o turista tem a oportunidade de conhecer as exposições permanentes, temporárias e também a arquitetura interior. O Salão do Olho é o lugar que recebe algumas exposições e que dá vista para a cidade.

O foco do museu é trabalhar com exposições de artes visuais, arquitetura e design. O acervo atual tem cerca de 2 mil obras. Entre os artistas que podem ser admirados, estão as obras de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, do próprio Niemeyer, Ianelli e Caribé, entre outros. As obras locais também têm destaque no museu e foram elas que deram início à composição do acervo.

Já esteve em Museu Oscar Niemeyer? Avaliar

Mostrando 1 - 2 de 2 resultados encontrados

Olho gigante.

Museu Oscar Niemeyer
5
Monumento em homenagem ao Papa Museu Oscar Niemeyer visto de lado Parque do Papa

Avaliação escrita em: 10 de Novembro de 2011
Ponto Turístico visitado em: Setembro de 2011

É muito comum se ouvir falar de Oscar Niemeyer, um gênio da arquitetura, e temos que dar valor a isso enquanto ainda o temos conosco. Temos que visitar as coisas bela pelo Brasil afora, um país tão belo, com tantas coisas linda, que na maioria das vezes não são exploradas como deveriam. Era uma linda manhã de sol, com toda a família reunida partimos, fomos andando para o museu, passando pelo Centro Cívico de Curitiba, um lugar belíssimo! Assim que chegamos o tamanho real do olho surpreendeu, achamos ele maior do que tínhamos visto em fotos, e por dentro é ainda mais grande, com muitas salas para exposições. Visitamos todas as exposições que tinham ali, com quadros muito lindos, móveis diferenciados de madeira, posteres antigos.. Uma pena que no olho mesmo não tinha nenhuma posição naquele dia. Achamos tudo lindo, tudo limpo, as pessoas que ali atendiam muito educadas.Terminamos com uma ida a loja do museu/café do museu, uma loja com lindas bolsas, camisetas.. Todos na família são apaixonados por cachorros, então quando vimos todos aqueles cachorros do lado de fora do museu-em um gramado verdinho, com pessoas sentadas, fazendo piqueniques-nos encantamos, não resistimos a sentar um pouquinho ali e observar aquela cena. Depois de algum tempo fomos para o parque do Para João Paulo II-do lado do museu-e nos deparamos com um lugar calmo, quieto, tranquilo, com uma árvore Maple que me encantou, aquelas folhas lindas forrando o chão. Visitamos os "chalés" que tinham ali, onde o Papa realmente passou, e fomos tomar café em um lugarzinho que era um charme, lembro bem que comi uma torta de framboesa muito gostosa! Depois disso voltamos ao hotel e encerramos o dia.. Nossa conclusão sobre o museu foi excelente, todos deveriam conhecer esse museu, com uma arquitetura realmente incrível, o olho é uma obra de arte por si só. Oscar Niemeyer realmente merece todo o prestígio que tem, pena que suas obras concluídas são poucas.
 

3 de 3 pessoas (100%) acharam esta avaliação útil.

Esta avaliação ajudou você? Sim | Não

Magnifico

Museu Oscar Niemeyer
5

Avaliação escrita em: 24 de Agosto de 2010
Ponto Turístico visitado em: Julho de 2010

Museu de 1º mundo, parabens aqueles que administram, bem como aqueles que mantem tamanha importância para a Cultura Brasileira, moro em São Paulo a 34 anos e já ví muita coisa de Oscar Niemayer e somente no museu pude contemplar a magnitude da obra dele, parabens aqueles que a mim a tempo permitiram vislumbrar o feito.
 

1 de 4 pessoas (25%) acharam esta avaliação útil.

Esta avaliação ajudou você? Sim | Não

1
 
0 de 0

 



Publicidade