Memorial JK

Memorial JK

Museu projetado por Oscar Niemeyer, inaugurado em 12 de setembro de 1981 e dedicado ao ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, fundador da cidade de Brasília.

Já esteve em Memorial JK? Avaliar

Mostrando 1 - 2 de 2 resultados encontrados

Tem que visitar o Memorial JK

Memorial JK
5

Avaliação escrita em: 30 de Julho de 2010
Ponto Turístico visitado em: Maio de 2010

Quando em Brasilia é imperdivel ver e saber da historia da cidade através do memorial a JK. Pude ver de perto todos os objetos que fizeram parte da história da familia deste presidente tão importante. Achei o máximo ver o local onde esta enterrado JK, de uma tranquilidade e poder, sentimos uma emoção, como se fosse alguém que conhecemos que estivesse ali enterrado. Maravilhoso ver as roupas usadas pela primeira dama, e as joias usadas, de uma beleza indescritível. O tapete, as fotos, e os dizeres falados por JK é contagiante. Me senti no passado, e pude entender o que este presidente fez ao pensar na construção de Brasilia, e como ela foi construida. Fui comemorar, junto com Brasilia os seus cinquenta anos. O momumento por fora é imponente e mostra a riqueza das obras que foram construidas na cidade. Portanto é imperdível este passeio quando for conhecer a cidade, e os moumentos na cidade do Poder.
 

5 de 6 pessoas (83%) acharam esta avaliação útil.

Esta avaliação ajudou você? Sim | Não

Construção de um sonho

Memorial JK
5

Avaliação escrita em: 1 de Setembro de 2011
Ponto Turístico visitado em: Agosto de 2011

O espaço projetado por Oscar Niemeyer e montado e organizado por Sarah, ricamente detalhado com réplica das vestes do casamento, fotos, vídeos, objetos pessoais… Inaugurado em setembo de 1981 e abeto à visitação pública, o projeto do Memorial JK, hoje é apontado entre os mais belos monumentos do mundo. De longe, a primeira coisa que surge é a figura de JK, suspensa sobre a cidade que criou em pleno cerrado. Depois o corpo baixo e extenso do Memorial e a cúpula protetora da Câmara Mortuária. Da entrada, onde no jardim é possível sentar ao lado do casal à saída, onde está o carro que JK usava quando era presidente do Brasil, tudo é emocionante. Descendo pela rampa que conduz ao hall inferior onde ficam a administração, a biblioteca, a sala de metas, o balcão de informação, venda de livros, fotos, filmes etc. Um salão circular com 10 metros de diâmetro, revestido com placa de granito tendo no centro o Túmulo do ex-Presidente, que um belíssimo vitral de Marianne Peretti ressalta e ilumina. O Memorial é uma aula de história , um sonho concretizado e imortalizado, cumpri com êxito, a sua missão de proporcionar à Brasília e ao Brasil a preservação de parte importante de seu patrimônio histórico e cultural. O acervo é organizado e informatizado, com um banco de dados completo, facilitando o acesso de estudantes e interessados em conhecer fatos históricos a respeito do Presidente Juscelino Kubitschek. Mais de 200 objetos fazem parte da exposição permanente do Memorial. As vitrines de exposição, e painéis tornam a visita muito rica. O ambiente é climatizado e a iluminação indireta, permitindo destacar com refletores os pontos desejados. Frase de Juscelino Kubischeck: Brasília é a manifestação inequívoca de fé na capacidade realizadora dos brasileiros, triunfo de espírito pioneiro, prova de confiança na grandeza deste país, ruptura completa com a rotina e o compromisso
 

Esta avaliação ajudou você? Sim | Não

1
 
0 de 0

 



Publicidade