Estádio do Maracanã

Estádio do Maracanã

- Visão Geral

O maior estádio de futebol do Brasil é o Maracanã, que também é um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro. Inaugurado em 1950, o estádio jornalista Mário Filho (nome oficial) foi, é e será palco de importantes acontecimentos do mundo do esporte e da cidade. Inaugurado com o objetivo de sediar a Copa de 1950, hoje ele passa por uma reforma que servirá para receber a Copa de 2014 e os jogos Olímpicos de 2016.

Ele já foi o maior estádio de futebol do mundo, mas, atualmente, as medidas oficiais de 110m X 75m e área de 186.638m² não garantem mais esse posto. Mesmo assim, outros fatos grandiosos fazem parte desse símbolo brasileiro, como a passagem e consagração de grandes jogadores brasileiros, tais como Pelé e Garrincha.

A origem do nome popular é guarani e significa “semelhante a um chocalho”. Na época da construção, existiam nos arredores muitas aves chamadas Maracanã-guaçu. Integrado ao complexo esportivo estão o ginásio Maracanãzinho, que já foi palco de importantes partidas de vôlei, basquete e futsal, além de shows e eventos não esportivos; o parque aquático Júlio Delamare e o estádio de atletismo Célio de Barros.

- Localização

O Maracanã está localizado no bairro homônimo, na zona norte do Rio de Janeiro. O meio de transporte mais rápido para se chegar ao local é o metrô, que funciona todos os dias da semana. São várias as linhas de ônibus e também há trens e táxis que permitem chegar ao lugar. Os ônibus de turismo também costumam levar visitantes ao estádio.

- O que fazer

Ao visitar o Maracanã, é possível tirar fotos do lado de fora, registrando as gigantescas dimensões do complexo esportivo. Também é possível caminhar pela ciclovia para conhecer os arredores e os outros complexos esportivos, como o Maracanãzinho, o parque aquático e o estádio de atletismo.

Dentro do Maracanã, é possível visitar o museu com a história do lugar e conhecer a calçada da fama, onde estão as marcas dos pés dos maiores craques que já passaram pelo estádio. Também é possível assistir a shows e eventos grandiosos. Astros como Madonna, Paul McCartney e Ivete Sangalo já passaram por lá, assim como eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 1950 e o Pan-Americano de 2007.

- Quando visitar

Em qualquer época do ano. Para completar a visita, o melhor é garantir ingressos para uma partida.

Já esteve em Estádio do Maracanã? Avaliar

Mostrando 1 - 3 de 3 resultados encontrados

A torcida é um espetáculo a parte

Estádio do Maracanã
4

Avaliação escrita em: 16 de Julho de 2010
Ponto Turístico visitado em: Julho de 2010

Ao visitar o Rio de Janeiro, assistir um jogo no Maracanã é parada obrigatória.
 

2 de 5 pessoas (40%) acharam esta avaliação útil.

Esta avaliação ajudou você? Sim | Não

Emocionante!

Estádio do Maracanã
4

Avaliação escrita em: 10 de Março de 2011
Ponto Turístico visitado em: Março de 2011

O Maracanã é um estádio emocionante! É um dos berços do futebol, carregado de história e que traz sempre boas lembranças aos amantes do futebol. Tem bom acesso, com diversas linhas de ônibus, metrô e trem quase na porta, facilitando a vida de qualquer turista. O museu que foi construído contando sua história também vale a visita. 
 

4 de 6 pessoas (67%) acharam esta avaliação útil.

Esta avaliação ajudou você? Sim | Não

Um monumento esportivo

Estádio do Maracanã
4

Avaliação escrita em: 26 de Novembro de 2011
Ponto Turístico visitado em: Maio de 2007

Mais que um monumento esportivo, o estádio do Maracanã é um atrativo cultural, recebendo visitantes até mesmo em dias em que não há jogos. Para os apaixonados por futebol há tours guiados que conduzem à beira do gramado, às arquibancadas, ao vestiário, ao Hall da Fama - onde estão as marcas dos pés de jogadores famosos - e ao Museu do Futebol, com fotos e imagens das mais belas jogadas feitas no maior estádio do mundo.
 

3 de 5 pessoas (60%) acharam esta avaliação útil.

Esta avaliação ajudou você? Sim | Não

1
 
0 de 0

 



Publicidade