Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

- Visão Geral

O trabalho do arquiteto Oscar Niemeyer já fez história em Belo Horizonte na década de 1940, com a construção do Complexo da Pampulha. Em 2010, ele concebeu, mais uma vez, um espaço digno de ser reconhecido como ponto turístico mineiro. A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves é um dos mais novos projetos de Niemeyer e um dos cartões-postais mais recentes do município.

Ela foi projetada para ser a nova sede do governo estadual, mas essa nova “cidade dos servidores” vai além e serve como um novo ponto de visitação para os turistas. As obras começaram em 2007 e, três anos após o seu início, elas já estavam concluídas em um espaço de cerca de 800 mil metros quadrados. Uma das diretrizes para a construção desse complexo administrativo era impulsionar o crescimento da região norte da cidade. Com isso, investiu-se alto no projeto, que foi desenvolvido com padrões sustentáveis de aproveitamento de energia elétrica, água e madeira.

- Localização

Está localizada no bairro Serra Verde, na região norte de Belo Horizonte. Os bairros vizinhos são Santa Amélia e Santa Mônica e servem como ponto de referência.

- O que fazer

A melhor atividade para se fazer na Cidade Administrativa é conhecê-la. Por ser mais uma obra expoente de um dos maiores arquitetos da modernidade, o simples passeio pelo entorno dos edifícios já compensa a visita. No entanto, há muito mais.

São cinco imponentes prédios que se erguem diante dos turistas. O mais impressionante deles é o Palácio Tiradentes, que é suspenso por cerca de mil cabos de aço, tem 26 metros de largura e 147 metros de comprimento de espaço entre a construção e o solo.

Além do Palácio Tiradentes, impressionam os prédios gêmeos Minas e Gerais. Eles possuem um formato arredondado e complementar, com um centro de convivência entre as duas construções. Um auditório com capacidade para 490 pessoas faz parte desse complexo e abriga regularmente exposições e eventos abertos para o público. Passear pela Cidade Administrativa é revisitar o trabalho de Niemeyer em pleno século XXI e descobrir a genialidade do arquiteto nas novas curvas que ele projetou para esse inovador cartão-postal de Belo Horizonte.

- Quando visitar

O ano todo é indicado para a visitação. Os turistas têm acesso aos principais pontos do complexo administrativo.

 
0 de 0

 



Publicidade