Centro Histórico de Porto Seguro

Centro Histórico de Porto Seguro

  • Avaliações: 4.65 de 3

- Visão Geral

O centro histórico de Porto Seguro faz parte de uma região de Porto Seguro (Bahia) apelidada como Costa do Descobrimento, devido aos resquícios históricos da época do descobrimento que existem na região. Porto Seguro é uma das cidades desse circuito e o seu centro histórico, conhecido também como Cidade Alta, conserva boa parte dos monumentos que indicam onde e quando a história do país começou a ser construída.

Para se ter ideia sobre o quanto o lugar é importante para a história do Brasil, a região foi tombada em 1973 como patrimônio histórico e artístico pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e é reconhecida pela Unesco como patrimônio da humanidade desde 2000. As medidas foram tomadas para preservar todos os bens que existem na área.

- Localização

O centro histórico fica na parte mais alta da costa de Porto Seguro e é conhecido popularmente como Cidade Alta. Está distante 730 quilômetros de Salvador e o acesso pode ser feito tanto de carro quanto de ônibus. A cidade oferece excelente infraestrutura para receber os turistas, principalmente no setor de hotelaria e serviços.

- O que fazer

Passear é a palavra de ordem para os turistas que desejam conhecer o centro histórico e seus arredores. Afinal, ele é o primeiro núcleo habitacional do país. Sua consolidação aconteceu com a construção da igreja de Nossa Senhora da Pena, em 1535. E foram erguidos por lá vários monumentos interessantes que também contam a história dos primeiros anos de descobrimento do Brasil.

Deve-se começar pelo Marco do Descobrimento, que até hoje está envolto em uma polêmica porque não se sabe a sua origem. O Farol é outra construção antiga, datada de 1503, e que teria sido instalada para sinalizar a ocupação das terras e servir como referência para as embarcações.

A Casa de Câmara e Cadeia é outro lugar a ser explorado, pois representa os modelos de construção mais simples da época. Hoje, no mesmo lugar, funciona um museu com mobiliário do século XVII e XVIII. As demais atrações da região são o Fortim, o Chalé do DR. Antônio Ricaldi, a Capela do Colégio Salvador e a igreja da Misericórdia. À noite, a história abre passagem para a folia e animação. É na Passarela do Álcool que os turistas e moradores locais se reúnem para comer bem, beber, dançar ou simplesmente caminhar pela maravilhosa cidade histórica.

- Quando visitar
O verão é o período mais indicado, quando todas as atrações podem receber visitas.

Já esteve em Centro Histórico de Porto Seguro? Avaliar

Mostrando 1 - 3 de 3 resultados encontrados

Vale conhecer a historia

Centro Histórico de Porto Seguro
4

Avaliação escrita em: 28 de Maio de 2011
Ponto Turístico visitado em: Setembro de 2010

Mto bom conhecer um pouco da historia do Brasil, onde td começou.Centro historico em Porto Seguro um lugar tranquilo e de uma vista maravilhosa, paradisíaca. Tem um monumento fincado pelos descobridores qdo chegaram as caravelas, onde voltamos ao tempo. Sua praça de alimentação simples e bem rude mas com seus deliciosos sucos de frutas nativas e o famoso acarajé, como a tapioca e as cocadas de frutas que deixa qualquer um com a gula aguçada.Os nativos que moram ao redor, pessoas simples de uma hospitalidade enorme deixa os visitantes como se estivessem em casa.Depois de andar, apreciar a beleza de todo redor comer coisas deliciosas ainda podemos entrar na igreja e usufruir da tranquilidade e paz q o lugar oferece. Um local que pessoas de menor poder aquisitivo pode ter a oportunidade de conhecer pois as opções são enorme pois Porto Seguro é um lugar que oferece uma estrutura para todos os tipos de bolso, dando oportunidade de pessoas com menos recursos o direito de viajar e conhecer um pouco do nosso Brasil, que é tão lindo com lugares deslumbrantes.Porto Seguro é lindo e acessivel ao bolso.
 

3 de 3 pessoas (100%) acharam esta avaliação útil.

Esta avaliação ajudou você? Sim | Não

Simplesmente incrível

Centro Histórico de Porto Seguro
5

Avaliação escrita em: 23 de Novembro de 2011
Ponto Turístico visitado em: Novembro de 2011

Ir ao local onde foi descoberto este nosso Brasil é simplesmente incrível, principalmente com os guias baianos, fomos acompanhados pelo Manoel que é um rapaz muito simpático e divertido. Este guia nos explicou com riqueza de detalhes todos os detalhes do descobrimento do Brasil e até de alguns ditados populares que se deu origem lá no centro histórico de Porto Seguro. Vae apena conferir.
 

Esta avaliação ajudou você? Sim | Não

Viva Porto Seguro ! ! !

Centro Histórico de Porto Seguro
5

Avaliação escrita em: 28 de Janeiro de 2012
Ponto Turístico visitado em: Janeiro de 2012

Estive em Porto Seguro e me apaixonei por cada lugar onde passei.As praias são maravilhosas. O centro histórico então, é encantador. Foram momentos incríveis onde conheci um pouco mais da história do nosso país. Deslumbrei com as paisagens nunca vista . Lá do alto da cidade histórica você vê o paraiso maravilhoso que Deus nos deu . Tudo é muito acolhedor, as pessoas de lá nos tratam com muito carinho.E no final do passeio o que dá para sentir é um gostinho de quero mais.Com certeza voltarei outra vez para curtir um pouco mais.
 

1 de 1 pessoas (100%) acharam esta avaliação útil.

Esta avaliação ajudou você? Sim | Não

1
 
0 de 0

 



Publicidade