Centro Histórico de Maceió

Centro Histórico de Maceió

  • Avaliações: -0.05 de 0

- Visão Geral

Os atrativos culturais de Maceió são grandes achados para os turistas que viajam pelo Nordeste brasileiro. E o Centro Histórico da Cidade é um dos lugares onde estão as mais antigas riquezas da capital do Alagoas. “Ladeira do Urubu”, “Beco do Sapo”, “Beco do Mijo” são os primeiros nomes que deram origem ao atual Centro, no início do século passado.

O melhor lugar para se conhecer a história da capital alagoana é o seu centro histórico, onde estão concentradas as construções mais significativas do desenvolvimento de Maceió. O passeio pelo centro revela diversos estilos arquitetônicos e monumentos da cultura local. Entre os destaques estão a Catedral Metropolitana e a Igreja de Bom Jesus dos Martírios, com estilos ecléticos; além dos museus Pierre Chalita, de arte sacra; e Théo Brandão, com obras populares.

- Localização

O Centro de Maceió fica limitado pelos bairros Bom Parto, Farol, Jaraguá e Poço.

- O que fazer

As caminhadas levam os turistas até as atrações do Centro. O passeio pode começar pelo Palácio Floriano Peixoto, conhecido também como Palácio dos Martírios, e seguir até o edifício da Assembléia Legislativa. O primeiro deve ser admirado à noite, quando as luzes criam um efeito antigo sobre a construção. Já a Assembléia é um dos exemplos seculares da cidade, construída em 1850.

Os sobrados e casarões antigos são ótimos exemplos da história da comunidade alagoana. Os visitantes devem procurar pelo Sobrado do Barão de Jaraguá, que foi a residência oficial do barão que dá nome ao prédio. Possui 3 andares e é bastante semelhante às construções portuguesas de meados do século XIX. O Teatro Deodoro chama a atenção pela fachada com frontões triangulares e também pelas estátuas de musas no alto do prédio. Em estilo neoclássico, o edifício da Associação Comercial possui uma belíssima fachada Greco-romana e é uma das mais luxuosas e bonitas construções da região. Na esquina das ruas Oliveira e Silva, está outro exemplar antigo de sobrado que vale a pena visitar: as fachadas e sacadas da loja Santamaría estão conservadas e dimensionam bem o estilo antigo da época. As igrejas e os prédios públicos também devem fazer parte do roteiro, como o Palácio do Governo e a Catedral.

- Quando visitar

Em qualquer época do ano. No verão, o passeio pode ser esticado do Centro até as praias de Maceió, que são outros grandes atrativos.

 
0 de 0

 



Publicidade