Basílica de São Pedro

Basílica de São Pedro

  • Avaliações: -0.05 de 0

- Visão Geral

A Basílica de São Pedro é muito mais do que uma igreja importante de Roma. Ela consegue ser muitas atrações em um único lugar. A Basílica está entre as maiores igrejas já construídas, é um marco arquitetônico de sua época e pode ser considerada uma verdadeira galeria de arte, com obras de artistas importantes da história da arte, como Michelangelo.

Sua história está diretamente ligada ao apóstolo Pedro, cujo corpo foi enterrado no terreno onde está atualmente a basílica. Cerca de 20 mil pessoas passam pela igreja ou pela Praça de São Pedro todos os dias, sendo a maioria composta de turistas. A construção começou em 1506, sobre a estrutura da primeira basílica de Pedro que existiu no local mas foi destruída com o tempo. O término aconteceu quase 120 anos depois. Nomes como Michelangelo, Rafael e Giacomo della Porta estão entre os projetistas da obra, que se tornou uma das mais belas do estilo renascentista-barroco.

Em números, a igreja impressiona por ocupar uma área de 23 mil metros quadrados, por ter 499 colunas internas erguidas, por abrigar 40 altares, entre eles o Altar-mor, onde só o Papa celebra as missas, e também por adornar a sua cúpula principal (que tem cerca de 35 metros de altura) com mais de 340 imagens sacras.

- Localização

Está localizada na Praça São Pedro, dentro do Vaticano, que é um estado dentro de Roma, a capital da Itália. Para chegar à igreja basta pegar o metrô da linha A ou os ônibus que partem de Roma para o Vaticano. Ao chegar, o ideal é caminhar a pé para explorar tanto a Basílica quanto os arredores da Praça São Pedro e do obelisco.

- O que fazer

Há muito o que se fazer durante a visita à igreja, mas uma dica imperdível é conhecer as obras de arte e os museus que existem na Basílica. A Pietá, de Michelangelo, está situada logo na entrada da igreja e junto com a cúpula principal são as duas obras mais importantes do artista. Estátuas como a de São Longuinho e as colunas que se elevam para sustentar o peso de 60 mil quilos de bronze do baldaquino são dois belos exemplos da obra de Gian Lorenzo Bernini.

Quando se está na Cidade do Vaticano já é possível ver a cúpula da Basílica de São Pedro, que tem 42 metros de diâmetro e está a 132 metros de altura. Lá dentro, a visão soberana da cúpula é o melhor presente para o turista. Ao lado da Basílica estão os museus Vaticanos, que guardam as obras A Criação de Adão e a Capela Sistina.

- Quando visitar
O ano todo é indicado para a visitação, pois o acesso é fácil e os lugares funcionam diariamente.

 
0 de 0

 



Publicidade