Itaúnas, ES

Avaliações e Dicas - Itaúnas

Nota Média

Nota Média 5.0

Excelente "Superou as expectativas!"

Faça uma avaliação

Total de Avaliações: 4

qualidade das avaliações porcentagem das avaliações quantidade de avaliações
Excelente 100.0% 4
Bom 0.0% 0
Razoável 0.0% 0
Ruim 0.0% 0
Péssimo 0.0% 0

Avaliações

  • 1 avaliação.
    7 fotos em 1 lugar.
    Kyzi

    Kyzi (Linhares) escreveu:

    Itaunas, paraíso das dunas e forró-pé-de-serra

    • Destino visitado em Janeiro de 2011
    • Avaliação feita em 18 de Setembro de 2011

    Considerada a capital nacional do forró pé-de-serra, Itáunas é uma paradisíaca vila localizada ao norte do Espírito Santo. Além do famoso forró, o visitante pode desfrutar das belezas naturais, da história, cultura e receptividade dos locais.

    Aproveite as atrações fazendo caminhadas, cavalgadas, passeios de jipe, quadriciclo, buggy, bicicleta e canoa. Mas não deixe de guardar energias para o forró, que não para antes do dia amanhecer. Também vale uma tarde de bate papo com os moradores e ouvir, entre outras historias, como a areia avançou, entre as décadas de 50 e 70, sobre a antiga vila, soterrando-a e obrigando seus residentes a se mudarem para o outro lado do rio onde hoje se encontra a atual vila.

    A maior parte dos atrativos naturais de Itaúnas encontra-se no Parque Estadual: rios, dunas, praias, restingas, alagados, riachos e manguezais. A reserva recebe ainda uma unidade do Projeto TAMAR que proporciona aos visitantes a oportunidade de vivenciar o trabalho realizado na preservação da vida das tartarugas marinhas. Garanto que é uma experiência única observar a desova das tartaruguinhas, que acontece em todo verão! Porém, são as dunas que roubam a cena. Em constante movimento devido à força dos ventos, algumas chegam atingir 30 metros. Do alto das dunas, você contempla a praia de um lado e o rio de outro, alias, só é possível chegar até a praia vencendo a barreira de areia fina. Com sorte, podem-se ver as ruínas da antiga vila que aparecem, de vez em quando, entre as areias.

    Riacho Doce, onde o rio Itaunas deságua no mar, é a última praia na divisa do Espírito Santo com a Bahia e fica a 17 km da vila. Foi eleita, em 2008, a segunda praia deserta mais bonita do Brasil em concurso realizado por uma revista especializada em turismo de grande circulação nacional - hoje sei que meu voto não foi em vão! Aqui, a única preocupação é decidir em qual Estado saborear uma deliciosa porção de peixe frito, já que, em uma margem você estará no Espírito Santo, depois de alguns metros, na outra margem, você estará em terras baianas.

    Forró em Itaúnas significa diversão, cultura e tradição. O ritmo é contagiante; é pé no chão e poeira subindo até o sol brilhar. A vila é conhecida no Brasil inteiro – e até por “gringos” - pelo seu forró pé-de-serra. Mas se você não é lá um dançarino nato, os nativos estão à disposição para aulas. Tem forró nos finais de semana, feriados e alta temporada de férias. O amor pelo rastapé é tão grande, que foi criado o Festival Nacional de Forró que ocorre durante duas semanas no mês de julho. Para estas datas mais disputadas, é importante reservar hospedagem com antecedência.

    Dicas: Itaunas é uma vila tranqüila, com casas simples e comida caseira servida no fogão à lenha, estrada de chão onde as pessoas andam descalças, sem pressa. Assim, diante deste clima bucólico é importante ter atenção e planejamento para aproveitar todos os encantos oferecidos. Na vila não há agências bancarias, caixas eletrônicos, correios, hospitais, rodoviárias e posto de gasolina. Estes serviços são encontrados na cidade mais próxima, Conceição da Barra, há 27 km de estrada de chão. Há opções de hospedagem em pousadas, camping, casas ou apenas quartos que são alugados, dependendo do tamanho do seu grupo. Tem restaurantes, lanchonetes e lojinhas de artesanato. E se você é maior de 18 anos, prove as bebidas preferidas dos nativos e dos turistas: Xiboquinha, Catuaba e Cipó-cravo.

    Quantas vezes fui? Várias! Quantas vezes voltarei? Muitas outras. Itaúnas é um lugar que você vai embora já planejando o retorno, impossível visitar uma vez só!

    Nota Média 5

    Excelente "Superou as expectativas!"

    Esta avaliação foi útil para 2 pessoas, e para você? Sim

    Fotos

  • 1 avaliação.
    jujucamillo

    jujucamillo escreveu:

    Delícia de Reveillon

    • Destino visitado em Dezembro de 2009
    • Avaliação feita em 13 de Julho de 2011

    Eu e mais 4 amigos fomos passar o reveillon 2009/2010 em Itaúnas! Perto da meia-noite, todos vão para as dunas e ficamos lá, à luz da lua, esperando a contagem regressiva para o ano-novo! Foi maravilhoso! A cidade é como uma aldeia, e é uma delícia de visitar!

    Nota Média 5

    Excelente "Superou as expectativas!"

    Esta avaliação foi útil para você? Sim

  • 1 avaliação.
    5 fotos em 1 lugar.
    Robson Magalhães

    Robson Magalhães escreveu:

    virada de ano

    • Destino visitado em Dezembro de 2009
    • Avaliação feita em 6 de Dezembro de 2010

    gosto muito de passa a virada de ano em itaunas pois podemos ficar a vontade e tb samos bem recebidos

    Nota Média 5

    Excelente "Superou as expectativas!"

    Esta avaliação foi útil para você? Sim

    Fotos

  • 1 avaliação.
    Marco Lima

    Marco Lima escreveu:

    Paraiso intocado

    • Destino visitado em Março de 2005
    • Avaliação feita em 3 de Agosto de 2010

    Itaúnas ou Dunas de Itaúnas é uma pequena vila ao norte do Espírito Santo. A Vila de Itaúnas do Espírito Santo é a imagem da tranqüilidade, com uma igrejinha na praça, casas simples, pousadas rústicas, poucos carros e uma comida caseira deliciosa. A Vila de Itaúnas mantém as tradições, moradores ainda pescam de canoas feitas de troncos maciços de árvores que chegam a pesar aproximadamente 250 kilos, cozinham tanto em fogões pré-fabricados, quanto em fogões à lenha. No Verão a Vila de Itaúnas normal é sair à noite descalço, o que torna esse pedaço do Espírito Santo um lugar mais rústico ainda em ruas de terra. Especial para suas férias, lazer ou finais de semana.

    Itaúnas ainda mantém a maioria de suas tradições, possui uma população acolhedora, rios e alagados, muitas histórias e lendas, trilhas maravilhosas, bons restaurantes, casas e pousadas que ajudam a manter a rusticidade e a simplicidade da vila. Na vila você terá várias opções de lazer, entre elas estão as noturnas, que vai desde o forró, restaurantes que tornam o clima da cidade mais romântico e bares rústicos, sendo que a maioria deles construídos com madeira apanhada no próprio local. Não deixe de dar uma passadinha nos bares e restaurantes antes de embarcar no forro que avança pela madrugada.

    Nota Média 5

    Excelente "Superou as expectativas!"

    Esta avaliação foi útil para 3 pessoas, e para você? Sim

1

Pesquise preços

Receba ofertas imperdíveis

Receba grátis as melhores promoções de passagens aéreas e hotéis por e-mail.

Publicidade


Publicidade