Ibirama, SC

Avaliações e Dicas - Ibirama

Nota Média

Nota Média 5.0

Excelente "Superou as expectativas!"

Faça uma avaliação

Total de Avaliações: 1

qualidade das avaliações porcentagem das avaliações quantidade de avaliações
Excelente 100.0% 1
Bom 0.0% 0
Razoável 0.0% 0
Ruim 0.0% 0
Péssimo 0.0% 0

Avaliações

  • 2 avaliações.
    3 fotos em 1 lugar.
    Luana Carla

    Luana Carla escreveu:

    Ibirama: terra da fartura

    • Destino visitado em Abril de 2011
    • Avaliação feita em 29 de Abril de 2011

    Quem curte uma boa aventura o destino certo é Ibirama. Localizada a 217 km de Florianópolis, em Santa Catarina. A cidade faz jus ao nome indígena que significa “Terra da Fatura”. Repleto de riquezas naturais, o município conta com belos panoramas, verdadeiras paisagens exuberantes. Montanhas, matas nativas, rios, riachos, cachoeiras e cascatas.

    O lugar costuma atrair os amantes dos esportes radicais, já que o ambiente natural proporciona a pratica de várias atividades em meio à natureza. A infraestrutura para o turismo ecológico ainda está em desenvolvimento, mesmo assim não faltam atrativos, como por exemplo: rafting, rappel, ciclismo e trilhas.

    Não é à toa, que Ibirama ganhou o titulo da Capital Catarinense do Turismo de Aventura. Além disso, a cidade tem sido palco de diversas competições de esportes de aventura em nível estadual e nacional.

    As corredeiras do rio Itajaí-Açú estão entre as melhores do mundo para a prática de rafting. São diversas empresas que oferecem este serviço na região. Todas qualificadas e capacitadas para atender o cliente. É só escolher uma, prestar atenção nas informações dos guias, colocar os equipamentos de segurança, deixar o medo de lado e se jogar no rio. A diversão está garantida. Quem já é mais experiente, tem a opção de fazer o rafting a noite. Neste caso é a lua que guia o caminho.

    Adrenalina pura também quando o assunto é descer cachoeiras por uma corda. Para os iniciantes a opção é a cachoeira da borboleta que fica no Rio Rafael. O rappel é todo acompanhado por um guia. Ele passa as instruções e explica a função de cada equipamento de segurança. Depois das orientações é a hora da coragem. O momento é único e vale a pena pela emoção e pelo visual espetacular. Além disso, é totalmente seguro. Até mesmo os menos experientes podem fazer. A sensação depois da descida é de superação. Somente vivenciando é possível saber a verdadeira a adrenalina que o esporte proporciona.

    Para quem se liga em desafios maiores não pode deixar de conhecer as fendas geológicas. Dizem que elas guardam mistérios e que quem percorrer o caminho poderá sentir o poder da purificação. O passeio também é com um guia. Do centro da cidade até a localidade de Rafael Alto, são 23 quilômetros de estrada de chão, que é feito de carro. O trajeto compensa. É que o cenário encanta. Uma mistura de paredões, muito verde e quedas d’ água. Tudo isso a 800 metros de altitude.

    Em seguida é preciso deixar o automóvel de lado e encarar uma caminhada em meio à mata. Tem que ter disposição e fôlego, afinal, são cinco quilômetros de pé na estrada com subidas e descidas. Em alguns trechos a vegetação fica bem fechada. Só que o esforço vale a pena, pois a paisagem compensa.

    A fenda chega a ter 500 metros de extensão e alcança até 35 metros de profundidade. Pode até ser considerado um cânion. E os paredões são formados por rochas de origem basáltica metamórfica. Pelo formato da rachadura e também por ser de difícil acesso, o lugar recebeu o nome de garganta do diabo.

    O caminho por meio das fendas é gelado e escuro. À medida que se avança, a passagem fica cada vez mais estreita. A vegetação é composta de plantas que se adaptam a ambientes úmidos. E para surpresa, no meio da fenda, a natureza dá de presente ao turista uma nascente de água pura e cristalina. Vale uma parada para se refrescar e hidratar. Neste ponto a única coisa que se ouve é o eco das gotas de água que caem das paredes em pequenas poças. O momento é de tranquilidade total, principalmente pra quem quer fugir da correria do dia-a-dia.

    Esse paraíso é conhecido por poucos e chama a atenção pela riqueza dos detalhes. As rochas formam desenhos, um espetáculo da natureza. Até galhos de árvores tem formas que se parecem com pássaros. Algumas pessoas acreditam que somente quem passar pela fenda pode sentir o verdadeiro poder do caminho da energização. Diz à lenda que o local purifica a alma dos espíritos ruins. Bom, se é verdade ou não fica o mistério. Mas com certeza o visitante sai de lá com as energias renovadas.

    Se você gostou e ficou querendo mais se prepare. Em breve Ibirama terá novidades que vão enriquecer ainda mais o roteiro turístico. Que tal um tirolesa que atravessa a cidade?

    Todos estes passeios podem ser agendados através das agências de turismo de Ibirama ou até mesmo pela prefeitura, no departamento de turismo. E o melhor de tudo isso é que todas essas opções são baratas. Leve na bagagem máquina fotográfica, protetor solar, repelente e roupas leves.

    A dica é ficar no município uns três dias. Reserve uma pousada em estilo germânico e aproveite o que a mãe natureza nós deixou. Essa pode ser a oportunidade de trocar o barulho da cidade pelo som das cachoeiras. Uma experiência inesquecível. Experimente você também.

    Nota Média 5

    Excelente "Superou as expectativas!"

    Esta avaliação foi útil para 11 pessoas, e para você? Sim

1

Pesquise preços

Receba ofertas imperdíveis

Receba grátis as melhores promoções de passagens aéreas e hotéis por e-mail.

Publicidade


Publicidade